Quando os músculos crescem doem?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física. Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes.

Desconforto na musculatura pós-treino não é agente decisivo na corrida por massa muscular. Fisiologista Turíbio Barros desmistifica isso: "Sem dor existe mais ganho"

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Posso treinar com dor ou não? Não, é melhor não treinar com dores DMIT. Você pode intercalar os treinos, por exemplo, se as dores são nas pernas, prefira treinar braços no dia seguinte. Se por um acaso, chegou o dia de treinar novamente o grupo muscular que está se recuperando, prefira descansá-lo.

O ganho muscular possui benefícios que vão além da estética. Equilíbrio, força, proteção das articulações e melhora na postura são algumas das vantagens de uma musculatura saudável e ativa, por isso é importante para a saúde ter músculos desenvolvidos e atuantes.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

48 horas

Toda vez que a gente faz um trabalho muscular intenso, de acordo com a literatura, o ideal é que você dê 48 horas de descanso para essa regeneração muscular”, explica Carina. Esse descanso vale para qualquer esporte. “Mas, infelizmente, atletas de alto rendimento praticamente não têm esse descanso de 48 horas.

Não necessariamente. “Sentir ou não dor depois do treino não significa mais ou menos resultados. Apenas o nível de intensidade e volume empregado naquele dia de treinamento”, diz a educadora física Amanda Galindo, do SmartFit Coach.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Como saber se você teve um bom treino

  1. Seu corpo irá te dizer… Os sinais de um bom treino não são de forma alguma tão óbvios como apenas o suor e a dor. ...
  2. Você puder fazer a matemática da frequência cardíaca. ...
  3. Você atingiu uma nova meta. ...
  4. Você dormir como um urso. ...
  5. Seu humor ficar nas alturas.

Causadas por excessos em atividades físicas, movimentos bruscos, fadiga muscular ou esforço prolongado, essa dor deve-se a contração inadequada do músculo ou rupturas de fibras musculares. Além da dor, é possível acontecer perda de força muscular, dificuldades de locomoção e diminuição da amplitude do movimento.

“Precisamos entender o que gera a hipertrofia (aumento do tamanho do músculo). Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra.

Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

Geralmente, o tempo estimado para o ganho de massa é de 6 meses. O biotipo do praticante de musculação e sua carga genética podem influir, mas o importante é se exercitar de forma correta e regular, obedecer aos períodos de descanso e ter uma alimentação adequada.

pálpebras

Principais Músculos do Corpo Humano
Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.