Quando o uso da crase é errado?
Antes de locuções adverbiais femininas indicativas de instrumento, em regra, não se deve utilizar a crase: Não se pode resolver os conflitos a bala. No entanto, muitos gramáticos entendem que o uso do acento grave, nesses casos, é facultativo: Não se pode resolver os conflitos à bala.
Quando a crase não deve ser usada
Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).
Quanto a não tem crase
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Foi a casa ou foi a casa
O certo é: “Vou a casa.” A sua própria casa não “merece” artigo definido.
Faz mal a saúde tem crase
É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em algumas locuções conjuntivas como, por exemplo, “à saúde”.
Não foi a escola tem crase
O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).
Como aprender a usar a crase
Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.
Foi a casa tem crase
Foi a casa. Voltou a casa. Detalhe importante: Se a palavra “casa” vier determinada por adjunto adnominal,ou seja, caso esteja especificada, aceita-se a crase: Fui à casa de meus avós ou Voltei à casa de meus pais.
Quais são as cinco principais regras de uso da crase
5 dicas simples sobre o uso da crase
- Apenas antes de palavras femininas. ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
- Casos em que a crase é opcional.
Sou muito grata a você tem crase
A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você.
Foi a Igreja tem crase
A crase aparece antes de palavras femininas
Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.
Foi a festa ou foi na festa
É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.