Como se escreve sábado à noite?

Perguntado por: oassuncao9 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

É sábado à noite. It was on a Saturday night.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.

À tarde, com crase, é uma locução adverbial de tempo. Ela indica o período do dia em que determinada ação é realizada. A expressão recebe o acento grave, porque todas, no português, todas as locuções com núcleo feminino são craseadas (ex: à tarde, à noite, à toa, à moda, etc.).

No caso de “à noite” e “de noite”, ambas as expressões estão corretas e são sinônimas, ou seja, significam a mesma coisa: algo que ocorre no período da noite. Esses dois termos são classificados como locuções adverbiais de tempo, e neles o substantivo noite vem acompanhado das preposições a e de.

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

Para indicar um momento do dia, usamos à tarde com crase: A loja só abrirá à tarde (locução adverbial de tempo). Para indicar parte do dia, usamos a tarde sem crase: A tarde está linda (substantivo).

Se pretende informar que sai de casa todos os dias no período da noite, que é habitual à noite sair de casa, deverá usar a locução adverbial “à noite”, que especifica o momento do dia, em relação a “todos os dias”, e deverá ficar-lhe adjacente: “Todos os dias à noite, eu saio de casa.”

1 escuridão, trevas, breu, escuro, obscuridade, escuridade, chona.

Em termos gerais, recomenda-se utilizar crase antes das locuções femininas, sejam essas prepositivas (à espera de...), conjuntivas (à proporção que, à medida que...) ou adverbiais (às vezes, à noite...). Assim sendo, integrando essas últimas está a indicação de horas, representadas por: Saímos às 20h. Chegamos às 2h.

Vamos à loja para comprar outros enfeites.

  1. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  2. Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
  3. Portanto:
  4. Atenção! ...
  5. Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
  6. Resolução.