Quem sou eu perfil profissional?

Perguntado por: sfrutuoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Para descrever seu perfil profissional, reflita sobre as habilidades e competências que os recrutadores querem ver no seu currículo de acordo com a indústria e a vaga concorrida. A melhor maneira de fazê-lo é lendo detalhadamente a descrição da vaga.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

6 exemplos de como me descrever bem em poucas palavras

  1. 1 – Identifique seus pontos fortes mais relevantes. ...
  2. 2 – Seja específico e evite clichês. ...
  3. 3 – Mencione realizações notáveis. ...
  4. 4 – Adapte sua descrição ao público-alvo. ...
  5. 5 – Inclua aspectos pessoais quando apropriado. ...
  6. 6 – Mantenha a autenticidade.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Como falar sobre mim de forma criativa na entrevista de emprego”: 4 dicas fundamentais

  1. 1 – Destaque seus pontos fortes na sua descrição. ...
  2. 2 – Conte histórias interessantes da sua vida. ...
  3. 3 – Fale como pessoas queridas te descreveriam. ...
  4. 4 – Ligue habilidades com suas características pessoais.

Quem sou eu: 7 dicas para escrever uma boa redação sobre você

  1. Fuja do currículo. ...
  2. Defina o estilo. ...
  3. Revele sua personalidade. ...
  4. Não seja arrogante. ...
  5. Apresente a sua perspectiva. ...
  6. Escolha um evento da sua vida. ...
  7. Fale sobre suas paixões.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  1. TENHA CONFIANÇA. ...
  2. USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  3. EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  4. USE O BOM HUMOR. ...
  5. FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

Descreva sua personalidade
Utilize alguns adjetivos a seu favor e não esqueça de exaltar que você: É fácil de lidar: uma pessoa tranquila e fácil de conviver. É trabalhador: esforçado e dedicado. É comprometido: fiel aos projetos e às pessoas.

As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Quem sou eu? Poderia descrever-me fisicamente, falar da minha personalidade, do que gosto, mas para falar a verdade eu não quero.