Pode colocar dois-pontos na redação?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os dois pontos são muito usados para introduzir uma enumeração, exemplificação, um comentário ou esclarecimento sobre o que vem antes. Exemplo: “O problema tem nome: a desigualdade”.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!

Todas as redações são corrigidas por dois avaliadores que não se conhecem e não conversam entre si. Eles leem o texto, avaliam e inserem as notas na plataforma online. As notas dadas por cada um deles são comparadas e, se houver uma divergência de mais de 100 pontos entre as notas, um terceiro avaliador é chamado.

120 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é mediano, com alguns desvios; 160 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é bom, com poucos desvios; 200 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é excelente, sendo que os poucos desvios observados são aceitos como excepcionalidades.

Aqueles que pretendem usar a nota para este fim devem marcar a opção correspondente no momento da inscrição do Enem. Além disso, é preciso atingir a seguinte pontuação: 450 pontos em cada uma das provas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 500 pontos na redação.

Mas pode usar reticências na redação?!
Sim, pode. Todo tipo de pontuação pode ser usado em redações.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

Os 5 elementos da proposta de intervenção

  1. Ação: o que será feito? ...
  2. Agente: quem fará? ...
  3. Modo/meio: como será feito? ...
  4. Finalidade: qual o efeito da ação no problema? ...
  5. Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

A redação é a única prova do Enem em que é possível tirar zero. As provas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática têm as notas calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Nos que acertaram 15, o desempenho foi de 420 a 550 pontos.