Tem vírgula depois do ah?

Perguntado por: asilva7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

ª frase — «Ah, que vida boa!» — é aceite pelos gramáticos. De qualquer modo, ao usar-se a vírgula após a interjeição esbate-se a força enunciativa que um sentimento forte exterioriza.

Ah: Interjeição
O termo “ah” é uma interjeição, ou seja, é usado para expressar sensações e emoções, transmitindo um determinado estado de espírito. Muito utilizado na língua falada, pode significar alegria, admiração, alívio, dor, tristeza, surpresa, indignação, entre outros sentimentos.

Não separemos com vírgula as palavras que se encontram intimamente ligadas. Depois do ponto de interrogação, não ficaria bem uma vírgula, porque é natural a separação, quando pronunciamos.

É correto usar a vírgula após ponto de exclamação? Em geral, não devemos utilizar a vírgula após o ponto de exclamação. Contudo, quando esse sinal de pontuação tiver valor expressivo, para indicar a entonação de uma expressão, é possível o uso da vírgula.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Ah é uma interjeição que pode exprimir uma vasta gama de significados, como alegria, admiração, espanto, ironia, desejo, entre outras.

Interjeição de alegria e admiração: 1 oh, eh, uau, nossa, oba, viva.

A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.