Pode haver sílabas sem consoante?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Uma sílaba é composta opcionalmente por consoantes (C) e obrigatoriamente por vogais (V). Desse modo, há sílabas compostas somente por vogais, como a sílaba inicial (a) na palavra abelha, mas não há sílabas constituídas apenas por consoantes.

Na Língua Portuguesa, a base das sílabas são as vogais: a - e - i - o - u. Dessa forma, podemos afirmar que não existe sílaba sem vogal. Para sabermos o número de sílabas de cada palavra, basta contar quantas vogais há nessa palavra.

Tecnicamente, não. Uma sílaba só pode ter uma vogal.

A letra 'H' não é considerada consoante porque ela sozinha não produz som. As consoantes são classificadas com relação à função das pregas vocais, às funções da cavidade bucal, ao modo de articulação e ao ponto de articulação.

A divisão silábica é feita de acordo com a quantidade de fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora.

Tem mais depois da publicidade ;) - fonema é a representação sonora; - letra é a representação gráfica do fonema; - sílaba é um conjunto de fonemas transmitidos num só impulso.

As consoantes do alfabeto são b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, y, w, z. Ou seja, tudo que não for vogal, é uma consoante. Para pronunciar um consoante, é necessário que a corrente de passagem de ar pelos pulmões encontre obstáculos até passar pela boca.

Na verdade, na nossa língua, o “y” cumpre, na maioria das vezes, o papel de semivogal, ou seja, o de uma vogal que funciona como uma consoante, abrindo ou fechando uma sílaba. Como a semivogal é uma espécie de consoante, ela ficou classificada como uma consoante.

Já as consoantes são: “b”, “c”, “d”, “f”, “g”, “j”, “k”, “l”, “m”, “n”, “p”, “q”, “r”, “s”, “t”, “v”, “w”, “x”, “y” e “z”.

A sílaba é uma unidade sonora da língua maior do que o som e menor do que a palavra. Dito de outra forma, as sílabas são constituídas por sons e constituem as palavras. Uma sílaba é composta opcionalmente por consoantes (C) e obrigatoriamente por vogais (V).

Sílabas

  • Monossílabas: palavras que têm apenas uma sílaba. Exemplos: mão, pai, pé.
  • Dissílabas: palavras que têm duas sílabas. Exemplos: pa-pai, sal-to, ta-to.
  • Trissílabas: palavras que têm três sílabas. Exemplos: cor-ti-na, sa-co-la, sa-pa-to.
  • Polissílabas: palavras que têm quatro ou mais sílabas.

As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.

Caracterizam-se por apresentar uma única sílaba, bem como nos revelam os seguintes exemplos: CÃO – PÁ – RÉ – FLOR – AR – HÁ ... Constituem-se por duas sílabas, assim evidenciadas: JACA – BOMBA – MESA – ÚTIL – LIVRO...

Na divisão silábica da palavra vassoura, deve escrever-se "va-ssou-ra", e não "vas-sou-ra"? Porquê?

Não existe sílaba sem vogal e não há mais do que uma vogal em cada sílaba. É possível haver uma vogal e uma semivogal ou duas semivogais juntas, mas não duas vogais. Assim, é fácil sabermos o número de sílabas de cada palavra: basta contarmos quantas vogais há nessa palavra.

Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional. A escrita silábica é uma grande conquista da criança e não é transmitida pelo adulto.