O que é retórica e persuasão?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Retórica é a arte de persuadir através da linguagem, ou seja, é a habilidade de utilizar palavras de maneira eficaz para convencer, impressionar ou emocionar uma audiência. A retórica engloba técnicas de argumentação, estruturação de discursos e utilização de recursos linguísticos para gerar impacto e persuasão.

A retórica é uma forma de se comunicar que tem como objetivo o convencimento, como define Aristóteles: “É a faculdade de considerar, para cada questão, o que pode ser apropriado para persuadir”. É importante lembrar que persuasão não é sinônimo de manipulação.

A retórica é a arte de falar bem. Ela é fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional. A retórica pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião. A retórica é, basicamente, a arte de falar bem.

Significado de Retórica
[Pejorativo] Eloquência afetada, repleta de presunção; debate desnecessário. Reunião de regras relativas à eloquência: a retórica era valorizada ao extremo entre os antigos; livro ou acordo que contém essas regras.

Existem, segundo Aristóteles, três géneros de discurso retórico: o deliberativo, o judicial e o epidíctico. Cada um destes géneros tem características específicas que ajudam a caracterizá-los e, ao mesmo tempo, a distingui-los uns dos outros.

Significado de Persuasão
substantivo feminino Ação de fazer com que alguém acredite ou passe a acreditar em: convenceu o chefe com o poder de persuasão de seus argumentos. Ação de persuadir, de convencer alguém sobre alguma coisa ou fazer com que essa pessoa mude de comportamento e/ou opinião.

O que é Persuasivo:
Uma pessoa persuasiva tem o poder de persuasão e muitas vezes consegue convencer outras pessoas a concordarem com as suas opiniões e decisões. Ex: Ele é um político muito persuasivo, sempre consegue convencer os seus colegas a aceitarem as suas propostas.

Dicas de retórica

  1. Aposte nas tríades. ...
  2. Enfatize o que está sendo dito com anáforas. ...
  3. Use a antítese para defender um ponto de vista. ...
  4. Espelhe-se nas celebridades: fale sobre sua jornada. ...
  5. Faça pausas estratégicas. ...
  6. Adapte seu discurso ao público. ...
  7. Faça perguntas, utilize as perguntas retóricas.

Uma pergunta retórica é qualquer pergunta cujo intento do autor não seja obter informação. Geralmente, o autor sabe a resposta da pergunta e a utiliza para afirmar ou negar o que está sendo perguntado. Quando a pessoa que lançou a pergunta retórica a responde em seguida, chamamos a figura de estilo de hipófora.

O que é Pergunta retórica:
A pessoa que faz uma pergunta retórica já sabe a resposta do questionamento feito, visando ajudar o destinatário da interrogação a refletir ou a entender determinado tema, assunto ou situação. A pergunta retórica pode possuir um caráter de ironia ou sarcasmo.

Entenderei por argumentação retórica a atividade verbal que visa fazer alguém crer em alguma coisa. Essa atividade é de fato um dos objetos de estudo tradicionais da retórica. Duas palavras de comentário sobre essa definição. Ela exclui voluntariamente a atividade que visa levar alguém a fazer alguma coisa.

Dicas de retórica

  1. Uso de anáforas e tríades. ...
  2. Fazer pausas estratégicas. ...
  3. Fazer perguntas retóricas. ...
  4. Adaptar a linguagem conforme o público. ...
  5. Demonstre que você é uma pessoa igual às outras. ...
  6. Evite o improviso. ...
  7. Preocupe-se com a linguagem não verbal.

Arte da palavra, de bem falar: 1 eloquência, oratória, altiloquência, magniloquência, veemência, facundidade, facúndia, expressividade, loquacidade, doctiloquia, doctilóquio.

Além disso, o ponto de interrogação pode indicar uma falsa dúvida, uma pergunta feita de maneira irônica ou uma pergunta retórica. Lembre-se de que sua função é transmitir a entonação. Veja este exemplo: “E você não acha que eu já sabia disso?

É quando construímos um argumento usando pesquisas, teses, percentuais, comprovações e referências. E pathos se refere aos sentimentos, à emoção e empatia.