Como se chama um verso de 12 sílabas?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Dodecassílabo ou alexandrino: verso de doze sílabas.

Chama-se redondilha o recurso poético que estabele versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores.

Consiste num verso de dez sílabas adotado por Camões nos Lusíadas, tendo sido consagrado como medida por excelência dos poemas heroicos. O decassílabo clássico chegou a Portugal vindo de Itália através de Sá de Miranda e tornou-se no verso heroico nacional. A sua acentuação recai geralmente na 6. ª e na 10.

Quando os versos têm o mesmo número de sílabas poéticas, ou seja, são regulares, eles recebem o nome de isométricos. Camões compôs todo “Os Lusíadas” em decassílabos, sendo assim, considerada o melhor exemplo de versos isométricos.

São versos que possuem quatro pés métricos anapésticos, ou seja, com acento tônico na 3ª, 6ª, 9ª e 12ª sílabas. Alguns autores da Literatura Brasileira a valer-se da utilização de Alexandrinos em conjunto com Dodecassílabos (Alexandrinos modernos descesurados).

Doze é Uma Palavra Com 2 Sílabas e 4 Letras.

Significado de heptassílabo
Versif. Diz-se de, ou verso que tem sete sílabas.

Como fazer escansão
Contar até a última sílaba tônica do verso; Em geral, ditongos contam como uma sílaba poética; Via de regra, duas ou mais vogais se juntam e formam uma única sílaba poética.

Trata-se de um soneto perfeito, uma vez que o número de sílabas métricas é o mesmo em todo o poema (decassílabo) e porque há uma sonoridade uniforme, com a acentuação tónica nas mesmas sílabas de cada verso (6. ª e 10. ª sílabas). O soneto é um subgénero literário constituído por duas quadras e dois tercetos.

2 Poét Que apresenta ou utiliza versos de várias medidas.

Na teoria da literatura, os versos Livres, também chamados de versos irregulares ou heterométricos, são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.

Monóstico: estrofe de 1 verso. Dístico: estrofe de 2 versos. Terceto: estrofe de 3 versos.

Decassílabo: dez sílabas poéticas. Hendecassílabo: onze sílabas poéticas. Dodecassílabo ou Alexandrino: doze sílabas poéticas. Verso Bárbaro: verso com mais de doze sílabas poéticas.

- Verso bárbaro – versos com mais de doze sílabas.