Como se divide soneto?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Soneto: formado por 14 versos (duas quadras e dois tercetos). Balada: formada por três oitavas (ou décimas) e uma quadra (ou quintilha). Trova: formada por apenas uma quadra (em redondilha maior). Sextina: formada por seis sextilhas e um terceto.

Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Todos os versos possuem dez sílabas poéticas, chamadas de decassílabos.

Características e estrutura do soneto
O soneto italiano é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) seguidos de dois tercetos (estrofes de três versos). Já os tipos de versos mais comuns em sonetos são os decassílabos (dez sílabas poéticas) e os alexandrinos (12 sílabas poéticas).

Os principais tipos de soneto são: petrarquiano, shakespeariano, monostrófico e estrambótico. O soneto é uma forma fixa de 14 versos, distribuídos em estrofes que variam de acordo com o tipo de soneto. O verso decassílabo e o alexandrino são as duas métricas mais utilizadas na construção de um soneto.

O soneto é uma forma fixa composta por catorze versos, formada de dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos).

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

A combinação rímica é feita de acordo com duas organizações: abab bcbc cdcd ee: conhecido por soneto spenseriano, iniciado por Edmund Spenser.

Esquema de Rima: Os sonetos seguem diferentes esquemas de rima, dependendo da sua forma específica. O mais comum é o "Soneto Italiano" ou "Petrarquiano", com o esquema de rima ABBA ABBA CDC DCD, e o "Soneto Inglês" ou "Shakespeariano", com o esquema de rima ABABCDCDEFEFGG.

Verso: é cada linha de um poema. Estrofe: é cada um dos “bloquinhos” que compõem o poema. Assim, a estrofe é constituída de versos, que podem ou não rimarem entre si.

O soneto clássico (de agora em diante, simplesmente, soneto) tem regras mais rígidas. Por exemplo, rimas consonantes e um número fixo de sílabas em cada verso. O mais comum é encontrar sonetos com versos decassílabos, em que a última sílaba acentuada em cada verso é a décima.

O poema é um tipo textual estruturado em versos e que pode conter rimas e metrificação. O soneto é um tipo de poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura, fotografia, músicas e textos.

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.

Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado. A última sílaba tônica de cada verso são as que estão em negrito, portanto a contagem não pode passar delas, como consta entre parênteses.

Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores. Esse recurso foi muito utilizado no Trovadorismo, para a produção de Cantigas Medievais e no Humanismo, influenciando muito a produção do teatro vicentino.