Precisa de vírgula antes de como?
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
Tem vírgula depois de Como
No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.
O que usar depois do Como
Não é obrigatório colocar dois-pontos depois da conjunção como, quando esta introduz uma oração. Pelo contrário, é até prática corrente usar como seguido de uma enumeração sem esse sinal de pontuação interposto: «Não envie dados pessoais como a sua morada, número de telefone, data de nascimento, etc.»
Tem vírgula antes de conectivo
Acompanhar conjunções.
O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo). Exemplo: sei que você não gosta dele, mas tente suportá-lo apenas hoje.
Como usar a palavra como
A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.
Quando não se usa a vírgula
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Quando e como usar a vírgula
A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.
Qual o conectivo de como
COMPARATIVAS (estabelecem comparação): que, do que (depois de mais, maior, melhor ou menos, menor, pior), como... Também as locuções: tão... como, tanto... como, mais...do que, menos...do que, assim como, bem como, que nem...
Qual conectivo de como
Conectivos de comparação
Da mesma maneira; da mesma forma; como; similarmente; assim como; mais que; menos que; tão...quanto; tão...como; tanto...quanto; tal qual.
Quais conjunções exigem vírgula
Com exceção da conjunção "mas", as demais conjunções, tanto adversativas como conclusivas, podem aparecer no interior da oração da qual participam. Nesse caso, as conjunções devem vir entre vírgulas. Queremos ver o mar. Não será, porém, nesta viagem.
Pode ter vírgula antes de preposição
Algumas vezes encontro uma vírgula, em certos casos, sendo empregada antes da preposição para. Nestes casos, o emprego da vírgula não se relaciona com um par deste mesmo sinal ortográfico, constituindo algum tipo de intercalação ou comentário adicional; clarificarei adiante.
Como fazer uma frase com vírgula
Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.
Quando posso usar bem como
como" - ensejará a flexão do verbo para o plural quando restar evidenciada a ideia adição. Exemplo: O zelo, bem como o profissionalismo, fizeram dele um homem bem sucedido na vida. Observação: O que se pretendeu dizer foi que o zelo e o profissionalismo (ambos), o fizeram ter sucesso na vida.
Qual a função de como
A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável. Usado nas frases interrogativas diretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.