Quem quer ser meu colega em frases interrogativas usamos o ponto de?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 12 votos

é um sinal de pontuação utilizado em frases interrogativas, isto é, para fazer uma pergunta, um questionamento.

Geralmente, diz-se que o por que, separado, deve ser usado para frases interrogativas.

As frases interrogativas podem ser classificadas em:

  • Frases interrogativas diretas. São facilmente reconhecidas por terminarem com ponto de interrogação. ...
  • Frases interrogativas indiretas. Formam-se com uma proposição enunciativa e uma subordinada interrogativa.

a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta. Você aceita um copo de suco?

Resumo sobre ponto de interrogação
O ponto de interrogação ocorre no fim de uma palavra, frase ou oração para se expressar uma dúvida. Ele pode ser combinado com o ponto de exclamação ou com as reticências.

Inferência básica: não se usa ao mesmo tempo a interrogação e o ponto final, ou a exclamação e o ponto final. Basta um deles para marcar o término do período.

Há interrogativas globais (ou totais) e interrogativas parciais (ou de instanciação). Há interrogativas directas e interrogativas indirectas (subordinadas).

As frases interrogativas são usadas para realizar uma pergunta. Terminam num ponto de interrogação se for uma interrogação direta e num ponto final se for uma interrogação indireta. Frase interrogativa afirmativa: Você ouviu o que eu disse? Frase interrogativa negativa: Você não ouviu o que eu disse?

Elas dividem-se em:

  • Afirmativas: A intenção é de afirmar sobre um determinado assunto. Ex: A diversão é muito importante.
  • Negativas: É quando fazemos uma declaração de maneira negativa. ...
  • Interrogativas: Revelam uma pergunta sobre algo. ...
  • Exclamativas: Indicam um sentimento de alegria, espanto, horror, entre outros.

Já as frases interrogativas indiretas supõem a indagação, mas não começam com palavra interrogativa e terminam com ponto final. Quero saber quantos irão ao teatro. Ela não disse que dia iria chegar. Não ficou claro quem ganhou o debate.

Se nossa frase for majoritariamente INTERROGATIVA, podemos iniciar com interrogação e acrescentar uma exclamação para indicar admiração ou surpresa. Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”.