Quando o DIU saiu do lugar dói muito?
O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular. No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual.
Quando devo me preocupar com o DIU
O DIU não deve ser colocado em mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Também não podem usar DIU as mulheres com úteros malformados, com doenças inflamatórias pélvicas, com infecções genitais, com câncer de colo do útero, com câncer de endométrio.
Quais são as chances do DIU sair do lugar
É possível que um DIU seja expulso (quando o útero empurra o DIU para o colo do útero ou para fora do corpo). Isso é mais comum no primeiro ano de uso e ocorre com 10% ou menos das pessoas que usam o DIU (1).
Quais são os sintomas quando o DIU Mirena sai do lugar
Se o endoceptivo (DIU) estiver fora do lugar, ele pode não apresentar o efeito esperado. Se o endoceptivo (DIU) for expulso, você não está mais protegida contra gravidez. Sintomas possíveis de uma expulsão são dor e sangramento anormal, mas Mirena® (levonorgestrel) pode ser expulso sem que você perceba.
O que acontece se eu puxar o fio do DIU
"Se o fio romper, o DIU fica lá dentro; se a mulher puxar o fio e não conseguir retirar por alguma razão — como por sentir dor —, ela vai deslocar o DIU da posição correta e isso vai causar um quadro de cólica e sangramento intenso, tendo que ir até o hospital para uma situação de emergência.
É possível deslocar o DIU na relação
Sexo intenso não vai desalojá-lo
Alguns úteros apenas expelirão o dispositivo. Geralmente, você pode colocar outro e isso não acontece novamente.
É normal sentir dor no pé da barriga com DIU
Sim, o DIU aumenta o fluxo menstrual, especialmente nos primeiros meses. Também pode provocar cólicas, já que no início ocorre um período de adaptação do organismo ao DIU.
Porque o DIU saiu sozinho
Pode ocorrer do DIU ser expulso naturalmente do organismo, principalmente durante a menstruação, o que dificulta ainda mais a percepção do seu deslocamento. Observe sempre o fluxo menstrual, se estiver muito intenso, pode indicar que tenha tido um deslocamento do DIU.
O que acontece se ficar com o DIU fora do lugar
Se for um DIU hormonal, o risco de falhar não muda independente da posição.
Como saber se o corpo está rejeitando o DIU
Sintomas de expulsão parcial ou completa de qualquer DIU podem incluir sangramento, aumento repentino do fluxo menstrual ou dor. A grande maioria das expulsões ocorre nos primeiros meses de uso, sendo muito rara uma expulsão após o primeiro ano.
É possível engravidar com o DIU fora do lugar
O risco do DIU de cobre escorregar é de 1 a 3%. Por isso o ginecologista deve verificar a sua posição de 6 em 6 meses através de uma ecografia. Se o DIU não estiver no local correto, é possível engravidar.
É possível sentir o DIU com o dedo
Entretanto, você será capaz de sentir os fios aderidos na ponta do DIU se você colocar o dedo na vagina. Durante a relação sexual, seu parceiro poderá sentir os fios.