Quando o crescimento vegetativo e negativo?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 11 votos

Crescimento vegetativo negativo: quando o número de mortes supera o número de nascimentos em determinada população. Isso quer dizer que aquela população está diminuindo.

A taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes, ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. Os índices de mortalidade e natalidade são considerados na proporção de uma pessoa a cada mil por um ano.

Outros países com crescimento demográfico negativo
Entre eles, podemos dar um maior destaque para Moldávia (0,90%), Geórgia (-0,79%), Ucrânia (-0,76%), Bulgária (-0,72), Croácia (-0,09), Alemanha (0,07), Itália (0,13) e Portugal (0,37) – dados das Nações Unidas referentes ao final da década de 2000.

O crescimento natural negativo é o oposto do positivo. Caracteriza-se pela maior quantidade de mortes do que nascimentos. Por fim, quando se configura como nulo, quer dizer que a taxa de natalidade e mortalidade apresentam o mesmo número. Neste caso, não há um crescimento na população, mas sim a sua estagnação.

A principal desvantagem, segundo os especialistas é que com a taxa de natalidade baixa e a expectativa de vida cada vez maior, haverá um colapso nos sistemas previdenciários de muitos países que não foram elaborados para este tipo de situação.

O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).

Explosão demográfica é o crescimento elevado e acelerado da população de uma determinada localidade ou do mundo todo.

Os países Europeus apresentam as mais baixas taxas de crescimento vegetativo no mundo. Em razão das baixas taxas de fecundidade, vários países da Europa apresentam crescimento vegetativo negativo, ou seja, a taxa de mortalidade vem superando a taxa de natalidade.

Nas últimas décadas, a Europa tem apresentado baixos níveis de crescimento populacional em decorrência da queda da taxa de natalidade, cujas principais causas são a inserção da mulher no mercado de trabalho, o aumento das despesas pra criação dos filhos e o planejamento familiar facilitado pelos meios contraceptivos.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

Por outro lado, o crescimento será compreendido como negativo quando o número de mortes for superior ao de nascimentos em determinado intervalo (geralmente anual). Exemplo: caso a taxa de natalidade seja de 5%, isso significa que nascem 5 pessoas a cada 1000 habitantes.

A população do país chegou a 203,1 milhões em 2022, com aumento de 6,5% frente ao censo demográfico anterior, realizado em 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas no período. De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%.

São eles a taxa de mortalidade, taxa de natalidade e o saldo migratório.

A redução da taxa de natalidade e a elevação da taxa expectativa de vida promovem o aumento do número de idosos no país. O crescimento vegetativo sofre a influência dessas duas taxas, uma vez que trabalha de forma direta com a natalidade e a mortalidade.