Como o adiamento da fecundidade impacta a fecundidade total?
Independentemente da recuperação – ou não – dos nascimentos, é fato que, no Brasil, de modo geral, o fenômeno do adiamento dos nascimentos tem contribuído para que a fecundidade observada seja diminuída, em relação a um valor hipotético – aquele que seria verificado na ausência do adiamento.
Quais são as principais consequências da diminuição da taxa de fecundidade
Como consequências, tem-se a redução da natalidade e o aumento da população acima de 60 anos, levando ao envelhecimento da população e ao início do processo de transição da estrutura etária brasileira.
O que fazer para aumentar a taxa de fecundidade
Como aumentar a natalidade? Menos precariedade, melhores salários, creches gratuitas e casas a preços controlados, propõem os parceiros sociais
- Negociação e contratação coletiva para subir salários.
- Controlar rendas e preços e investir em casas do Estado.
- Creches gratuitas e aumento dos apoios às famílias.
O que está acontecendo com a taxa de fecundidade no Brasil
O Brasil passou por uma acelerada queda de fecundidade nas últimas décadas, chegando a uma média atual de 1,7 filhos por mulher, mas a taxa declinou de forma considerável entre as mulheres mais vulneráveis, grupo que compreende as mulheres mais pobres e as mulheres negras.
Porque o número de filhos vem diminuindo
Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.