Quais são as principais consequências da diminuição da taxa de fecundidade?

Perguntado por: oalbuquerque3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 19 votos

Como consequências, tem-se a redução da natalidade e o aumento da população acima de 60 anos, levando ao envelhecimento da população e ao início do processo de transição da estrutura etária brasileira.

Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.

- A redução das taxas de natalidade gera um elevado número de idosos, o que demanda maiores gastos com sistemas de saúde e de previdência. - Ocorre também a redução da população economicamente ativa e do número de adultos em idade pró-ativa. - É observada uma maior densidade populacional.

“Alguns dos fatores responsáveis por isso são a melhoria no acesso a serviços em saúde sexual e reprodutiva, além do acesso à informação e ao sistema de saúde de uma maneira geral. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande responsável pela melhoria no acesso à contraceptivos e a informações.

A Taxa de Fecundidade é um índice utilizado na demografia, que se refere ao número médio de filhos nascidos vivos, tido por uma mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinada unidade geográfica (países, unidades da federação, regiões metropolitanas ou municípios) em um determinado período de tempo.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul quebrou seu próprio recorde de menor taxa de fertilidade do mundo, de acordo com números oficiais divulgados na quarta-feira (24), enquanto o país luta para reverter sua tendência de anos de declínio de nascimentos.

Com taxa de 1,5 filho por mulher, o cenário de baixíssima fecundidade é considerado difícil de reverter. O Brasil deve alcançar essa marca no ano de 2050, segundo a Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o Período 1980-2050.

Se em um determinado local o resultado da taxa de natalidade é maior que o de mortalidade, a população está crescendo. Se a taxa de mortalidade for maior que a de natalidade, a população do local está diminuindo.

Natalidade: relação entre nascimentos vivos e população total. Fecundidade: relação entre nascimentos vivos e mulheres em idade reprodutiva. durante um ano e a população total. Usualmente esta relação é expressa por mil habitantes.

As taxas de mortalidade são baixas, o planejamento familiar é amplo e o acesso a métodos contraceptivos é facilitado. Outro fator impactante na baixa taxa de fecundidade são os custos muito altos para se ter um filho, pois há muitos gastos com educação, saúde, vestuário, alimentação e lazer.

O estudo publicado pelo Ipea apontou que, entre 2020 e 2100, é esperado que o nível de fecundidade do país diminua de 1,76 filho por mulher para 1,6, caminhando para o nível mais baixo da história de fecundidade do Brasil.

A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.