É possível estar grávida e não crescer a barriga?

Perguntado por: rfarias9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A gravidez silenciosa também é mais comum em mulheres obesas. Em situações como essa, o desenvolvimento da barriga não se torna evidente, devido ao acúmulo de gordura abdominal que pode disfarçar o aumento do útero.

Durante a gestação, muitas mulheres ficam enjoadas, vomitam muito e não conseguem comer direito. Por este motivo muitas não ganham peso e consequentemente a barriga não cresce. É importante, no entanto, ressaltar que se a grávida não ganhou ao menos 3 kg até o último mês é importante consultar o médico.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

De maneira geral, quando a barriga começa a crescer? Via de regra, a maioria das mulheres grávidas notam os primeiros sinais da barriga despontando entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. É justamente neste período em que o útero começa a se esticar logo acima do osso púbico, aquele localizado acima da vagina.

Podemos dizer que a barriga começa a aparecer por volta do 3º ao 5º mês, mas depende do seu tipo físico. A barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças. Os ligamentos abdominais se afrouxam pela função hormonal, e as dores do crescimento da barriga na gravidez são comuns.

Uma das explicações para uma gravidez sem sintomas pode ser também a maneira com a qual o próprio corpo responde a estas alterações hormonais. Algumas mulheres já convivem com altas doses hormonais, principalmente durante o período menstrual, o que acaba gerando certa tolerância às mudanças mais comuns na gravidez.

Onde fica o bebê na gravidez silenciosa? O bebê fica no mesmo lugar de sempre: o útero. A gravidez silenciosa envolve uma série de fatores e situações que impedem ou dificultam que a mulher perceba a gestação, mas, fisiologicamente, ela é igual a uma gestação normal.

À semelhança do que acontece no período pré-menstrual, sob uma ação forte de progesterona, os seios da gestante podem se mostrar mais inchados, doloridos ou apenas com a sensibilidade aumentada. A pele da aréola tende a se tornar mais espessa e vascularizada, podendo adquirir coloração arroxeada.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.