Quando o celular molha tem conserto?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Esse problema, entretanto, pode ser reparado na assistência técnica. A maior preocupação que o usuário deve ter ao deixar o celular cair na água é com os componentes internos, que são as partes mais importantes do aparelho. O defeito de alguma dessas peças também se reflete no preço de um possível conserto.

Uma reação intuitiva ao retirar o celular da água é ligá-lo para ver se está funcionando. Isso é errado e pode prejudicar o funcionamento do aparelho, pois as chances de gerar um curto-circuito são grandes ao tentar ligar com ele molhado. Por isso, depois de retirá-lo da água, desligue-o imediatamente.

O que fazer quando o celular molha e não liga mais?

  1. Retire o aparelho da água. ...
  2. Evite mexer demais no celular. ...
  3. Não tente ligar o celular de cara. ...
  4. Desmonte as partes possíveis do celular. ...
  5. Limpe todas as peças do celular com um pano seco. ...
  6. Deixe o celular secar naturalmente. ...
  7. Utilize sílica em gel para absorver a umidade.

A água e a umidade causam danos, como corrosão, à placa-mãe do smartphone. Desligar o aparelho evita danos maiores, como um curto-circuito que pode gerar “perda total” no celular. Depois de desligar o aparelho, remova o cartão SIM, microSD (se houver) e bateria (se seu smartphone permite retirá-la).

Você não pode colocar o aparelho na tomada segurando-o em suas mãos, pois corre o risco de tomar um choque, caso ainda haja umidade. Assim, você pode carregar o celular depois que caiu na água, tomando os devidos cuidados para não queimar o aparelho e para evitar choques.

Deixe o recipiente em um local seco, seguro e, de preferência, que receba luz indireta do sol; Agora é segurar a ansiedade e deixar o aparelho em repouso no arroz durante, pelo menos, 24 horas; Depois desse prazo, retire o smartphone do arroz, coloque o chip e a bateria de volta e tente religá-lo.

Muita gente aqui já fez isso e não dá nem para tirar sarro. Na hora do desespero, qualquer coisa vale para tentar salvar o celular. Mas este é só mais um mito! Sim, o arroz possui propriedade absorvente, mas não o suficiente para secar e salvar um smartphone encharcado.

Utilize um aspirador de pó ou um ventilador
Ao contrário do que muitos pensam, usar o secador de cabelo é uma péssima ideia para quem quer secar um celular. Ele aumenta a umidade nos componentes e ainda pode danificar algumas peças por causa do calor. O recomendado é usar um aspirador de pó ou ventilador.

Existem pequenas coisas que você pode fazer em casa para descobrir se o seu display queimou, mas o ideal é sempre levá-lo a uma assistência técnica. Uma das partes mais caras de um celular é a tela. Deixar o telefone cair e então ela ficar preta, desligar e não responder, pode indicar que o painel queimou.

Evite usar uma fonte de calor para secar o celular, pois a alta temperatura pode danificar ainda mais o aparelho. Não tente tirar o telefone da tomada se ele estiver dentro da água e se a sua mão estiver molhada, pois você pode levar um choque.

Portanto, você deve colocar o aparelho molhado desligado em um recipiente seco. Retirar a bateria e outros componentes retiráveis. Colocar dois sachês de sílica gel e fechar o recipiente. Espere o prazo de umas seis a oito horas para retirá-lo e ligá-lo novamente.

Para secar o iPhone: Bata o iPhone levemente na mão com o conector Lightning apontado para baixo para remover o excesso de líquido. Deixe o iPhone em um local seco com fluxo de ar. Aguarde pelo menos 30 minutos antes de carregar com um cabo Lightning ou conectar um acessório Lightning.

O banho químico celular é um processo que consiste na imersão de peças em um tanque equipado com um transdutor. Trata-se de uma máquina específica que gera ondas ultra-sônicas causando turbulência nas peças a serem limpas, o que permite a remoção de sujeiras incrustadas.