O que é um fato social para Karl Marx?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O fato social, portanto, é todo fenômeno social coercitivo, exterior aos sujeitos e que apresenta generalidade na sociedade. São essas as três características do fato social: exterioridade, generalidade e coercitividade.

Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim como as formas de pensar, sentir e agir que acontecem de forma generalizada. Ou seja, os fatos sociais se repetem entre sociedades e indivíduos estudados.

O que é fato social? “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”|1|.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

Quais são as características do fato social? O fato social tem três características principais: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Fatos sociais são normas produzidas pela coletividade que alteram o modo de agir e pensar dos indivíduos do grupo. Ação social é o motivo pelo qual um indivíduo altera seu comportamento, sua maneira de agir e pensar.

Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.

Teoria da Dominação
Uma das teorias mais importantes de Max Weber. Para o filósofo, a dominação e o poder andam juntos e, segundo ele, a dominação é a aceitação e a subordinação dos indivíduos sob o poder exercido por alguém ou algo.

Alguns exemplos de fatos sociais são:

  • Relações de parentesco;
  • Casamento;
  • Papel de cada membro em uma família;
  • Utilização de vestimentas;
  • Rituais religiosos e culturais;
  • Organização política.

As revoluções

"As revoluções são a locomotiva da história."
Essa frase revolucionária de Karl Marx afirma ser por meio dos conflitos e lutas sociais que se consegue grandes alterações no curso da história.

A principal crítica feita ao marxismo na atualidade alega que este possui caráter simplista, seja na organização da sociedade em classes (capitalista e proletariado), seja nas diversas interpretações que Marx faz da interrelação direta entre os fatores sociais de consciência (como cultura, religião e política) e os da ...