Quando não se usa a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Como saber onde colocar a vírgula
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
O que não pode ser separado por vírgula
A princípio, os adjuntos de circunstância ou adjuntos adverbiais (lugar, modo, meio, tempo, entre outros) não são separados por vírgula quando estão situados no final da oração, tendo em vista que essa é a sua posição padrão, e quando se encontram junto do verbo.
Quando o uso da vírgula é opcional
A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.
Quando não usar vírgula antes do e
Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração. “Sílvia chegou ao cartório e logo foi atendida.” “Sara tem aptidão para aprender idiomas. Sabe falar espanhol, japonês, russo e alemão.”
Tem vírgula depois de eu te amo
Como por exemplo : Barbara, eu te amo. Anúncio. Deverá haver vírgula antes da locução adverbial mesmo assim. Trata-se de uma expressão de valor concessivo, equivalente a apesar de tudo, que modifica todo o sentido da frase.
O que pode substituir a vírgula
O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.
Tem vírgula antes de o qual
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.
Tem vírgula antes de quando
– Só se usa a vírgula antes de enquanto como sinônimo de “ao passo que”: Exemplos: As contas aumentavam, enquanto seus ganhos eram cada vez menores. Queria comprar um carro, enquanto a mulher desejava viajar. – Não use a vírgula se a ação que “enquanto” introduz é simultânea à ação anterior.
Tem vírgula depois de pois
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.
Tem vírgula depois de em breve
O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional. Parabéns! Você acertou!