Quando fazer mapas mentais?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

O mapa mental pode ser útil durante a preparação para uma prova, um teste, para montar uma redação, um texto longo e até organizar o cronograma de um projeto ou grupo de tarefas.

Qualquer pessoa: a verdade é que toda e qualquer pessoa precisa dos mapas mentais. Ele pode ajudar até mesmo a organizar as tarefas do dia a dia e tornar a sua rotina muito mais produtiva.

O mapa mental pode ser compreendido como uma ferramenta que ajuda a gerir informações. Ou seja, é uma maneira de simplificar a compreensão de um tema, relacionar conteúdos, revisar dados ou mesmo registrar ideias.

Como fazer um mapa mental, em 4 passos

  • A origem dos mapas mentais. ...
  • Escreva o tema do seu mapa no centro de uma folha de papel horizontal. ...
  • Puxe os principais subtópicos do centro para fora da folha, com setas. ...
  • Detalhe cada subtópico com informações resumidas. ...
  • Use setas, traços, símbolos e desenhos.

Anotações: estudantes ou profissionais de negócios podem desenhar mapas mentais para captar e organizar as ideias de palestras, aulas, apresentações, reuniões ou sessões de brainstorming, usando poucas palavras.

Saiba como elaborar um mapa mental para estudar melhor

  1. Defina o tema central. ...
  2. Coloque subtópicos. ...
  3. Aposte em cores, setas e ícones. ...
  4. Utilize palavras-chave ou imagens-chave. ...
  5. Associe as ideias. ...
  6. Seja o mais sucinto possível.

A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões. Já os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurônio.

Os mapas mentais podem ser utilizados em diversas situações no processo de ensino-aprendizagem, e um deles é na sintetização de materiais. Com eles é possível delimitar quais são os aspectos principais de uma obra, desenvolvendo uma lógica de pensamento a partir deles.

Desvantagens dos Mapas Mentais

  1. Limitação de Textos. Como foi mencionado acima, os textos tópicos dos mapas mentais consistem de palavras-chave e frases curtas que limitam a quantidade de texto que você quer colocar. ...
  2. Consome Tempo. ...
  3. Limitação de Regras.

Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra. Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico.

Dependendo de diferentes objetivos, mapas mentais podem ser classificados em 3 tipos:

  • Mapas mentais de bibliotecas para organização de informações.
  • Mapas mentais de apresentação para apresentar ideias e projetos.
  • Mapas mentais de cronograma em túnel para organizar ou criar um plano de projeto.

O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.

O MindMeister possui um plano grátis em que é possível criar um mapa mental livremente. No entanto, para salvar o arquivo em PDF, é preciso ser assinante de um dos planos pagos, que custa a partir de US$ 2,49 por mês (cerca de R$ 13,75, em conversão direta).