Quando desmontar a árvore de natal?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 9 votos

06 de janeiro

É preciso levar em consideração o fim das festividades da Igreja Católica que ocorrem no Dia dos Reis Magos. E quando seria? Em 06 de janeiro. Sendo assim, 06 de janeiro é a data que você deve desmontar a árvore de Natal.

6 de janeiro

Depois que passam as festividades de fim de ano, fica a dúvida: quando é a hora de desmontar a árvore de Natal e guardar as outras decorações natalinas? A tradição católica tem a resposta: 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis.

Por que desmontar a árvore de Natal no Dia de Reis? As decorações natalinas, incluindo a árvore de Natal e o presépio montado por algumas famílias, são retiradas a partir de 6 de janeiro como uma tradição relacionada aos costumes católicos, encerrando o ciclo de festividades do Natal no Dia de Reis.

Segundo a tradição, o correto é desmontar a decoração no dia seguinte à festa do Batismo de Jesus quando se encerra o tempo do Natal. Neste ano, no dia 10 de janeiro.

Em 2023, por exemplo, o domingo do Advento vai cair no dia 3 de dezembro. As tradições decorrentes desta data especial para inúmeras pessoas varia de país para país, de quando deve ser montada a árvore.

É só começar o segundo semestre do ano que muita gente começa a fazer contagem regressiva para o final de ano e, claro, para montar a árvore de Natal. Nos comércios, por exemplo, é possível ver os primeiros enfeites sendo pendurados logo no final de outubro e no início de novembro.

o dia certo para desmontar a árvore é o que marca o fim das festividades na Igreja Católica, que é o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. No entanto, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data, a decoração no próximo ano pode se estender até o dia 8 de janeiro de 2022.

No entanto, se você quiser seguir o sentido religioso do Natal, existe um dia “D” ideal para desmontar a árvore. A árvore e todo os enfeites devem ser desmontado até 6 de janeiro.

No entanto, essa decoração deve ser retirada no Dia de Reis porque, segundo a tradição católica, nesta data, os três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchior), guiados pela Estrela de Belém, viajaram para presentear o menino Jesus na manjedoura.

Na tradição cristã, o primeiro domingo do advento - período de quatro semanas que antecede o Natal - é o marco para montar árvore e o presépio.