Quando Corpus Christi virou ponto facultativo?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O governo federal geralmente decreta ponto facultativo nesta data.

“Desde 2002, quando essa legislação passou a vigorar, nenhum novo feriado nacional foi instituído”, comenta a advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Mariza Machado.

Nesta quinta-feira, dia 8 de junho, é comemorado pela igreja católica o dia de Corpus Christi. Marcado pela contagem de 60 dias após o carnaval, a data não é feriado nacional, ficando a cargo de estados e municípios a definição. Entretanto, se não há legislação local sobre a data, esta é considerada ponto facultativo.

Artigo 49, I, a da Lei nº 5.988, de 14.12.1973.

A festa foi instituída pelo papa Urbano 4º, em 1264, e ficou determinado que o dia de Corpus Christi seria celebrado após a festa da Santíssima Trindade, que acontece em um domingo, depois de Pentecostes.

Devo trabalhar no Corpus Christi? Mesmo não sendo feriado e sim ponto facultativo, se for concedida folga pela empresa no Corpus Christi, não há obrigação de reposição dessas horas pelo trabalhador.

O Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (8) e, apesar de não ser um feriado, o dia é considerado ponto facultativo. Sergio Schwartsman, advogado de direito trabalhista, explica que, no Brasil, os feriados são regulados pela Lei 9093/95.

Nesta quinta-feira (8), acontece o Corpus Christi, data cristã dedicada ao sacramento da Eucaristia. Diferente de outros eventos católicos, este não se trata de um feriado nacional, já que não está previsto em lei federal e, por isso, não garante folga.”É um feriado municipal.

A resposta para a pergunta que a maioria dos brasileiros fazem é: não. O Corpus Christi não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, conforme classificado pelo governo federal. Contudo, essa regra pode variar para as cidades que aprovaram leis tornando a data um feriado municipal.

O feriado de Corpus Christis muda de ano para ano, pois acontece 60 dias após o domingo de Páscoa — mas, necessariamente, cairá numa quinta-feira.

O calendário oficial de feriados nacionais, divulgado anualmente pelo Ministério da Economia, coloca a quinta-feira (8), dia que marca o Corpus Christi, como ponto facultativo, de acordo com a portaria nº 11.090, de 27 de dezembro de 2022.