Quando as fezes não sai?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

hábitos alimentares inadequados. falta de hidratação, baixa ingestão de água. sedentarismo. doenças inflamatórias intestinais.

O que fazer quando as fezes estão duras e não saem? O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

Confira abaixo uma lista de alimentos que soltam o intestino:

  • Frutas, como mamão, banana, maçã e mamão;
  • Legumes, como alface, acelga, rúcula, cenoura e beterraba;
  • Cereais integrais, como aveia, sementes de linhaça, arroz integral, centeio, entre outros.

Entretanto, se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas, e esta alteração persiste, isso ser sinal que precisa de um tratamento.

Como amolecer fezes duras? Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar . Alimentos: feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais.

Se você está buscando alívi para esse desconforto, veja a seguir 5 de laxante natural para melhorar o trânsito intestinal e proporcionar alívio à prisão de ventre.

  • Água morna com limão. ...
  • Chá de ameixa. ...
  • Probióticos. ...
  • Mamão. ...
  • Sementes de chia. ...
  • Abacate.

A obstipação intestinal pode causar a doença hemorroidária devido ao esforço excessivo na hora de evacuar.

O diagnóstico do fecaloma pode ser feito a partir das queixas relatadas pelos pacientes e pelo exame físico local. Adicionalmente, pode-se observar que as fezes do fecaloma habitualmente são mais densas que normalmente e imergem na água, enquanto as fezes normais normalmente flutuam.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Dulcolax

Dulcolax® Comprimidos é um laxante estimulante adequado para o alívio dos sintomas da prisão de ventre ocasional.