Quando a gravidez é considerada segura?

Perguntado por: ataveira3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Após a 15ª semana, o risco de abortamento cai para 0,6%.

Idade da gestante
A possibilidade de uma gravidez de risco volta a crescer após os 35 anos. Nessa fase da vida, as chances de engravidar vão diminuindo e aumentam as chances de desenvolver problemas na tireoide, diabetes, hipertensão e de gerar um bebê com alterações cromossômicas, como a Síndrome de Down.

O índice de aborto gira em torno de 10-25% das gestações e seu risco é maior até a 12a semana de gestação.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

O médico explica ainda que “se não houver nenhuma situação conhecida previamente como predisponente para o aumento de ameaças à saúde – como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças maternas prévias –, em princípio, a gravidez é considerada como de risco habitual".

O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

1Fazer sexo no primeiro trimestre de gravidez é algo muito comum e que não oferece riscos para o bebê. 2O desejo sexual da mulher pode mudar. Pode aumentar e também pode diminuir, dependendo de como anda a gravidez. Nos dois casos é completamente normal.

Ovos e molhos à base de ovos crus, peixes crus e carnes malpassadas não devem ser consumidos por causa do risco de contaminação por salmonela (ovos) e bactéria listeria (carnes e peixes), o que favorece a ocorrência de aborto ou parto prematuro; o consumo de proteínas cruas ou malpassadas também está associado à ...

Saiba o que fazer para ter uma gravidez mais tranquila:

  • Revisão médica antes da gravidez. Muitas causas de aborto podem ser prevenidas. ...
  • Pré-natal. ...
  • Repouso e descanso. ...
  • Cuide da sua alimentação. ...
  • Medicamentos. ...
  • Ácido fólico. ...
  • Terapia hormonal. ...
  • Sintomas de risco de aborto.

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

Logo, as causas da não formação do embrião podem ter origem em erros espontâneos da divisão celular ou também podem ser provocados pela baixa qualidade genética do óvulo ou espermatozoide, levando ao desenvolvimento de um ovo cego, ou seja, a formação do saco gestacional sem embrião.

Ao final da 8.ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.

As orelhas crescem e ficam mais próximas do formato que possuirão. Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão. Seu pequeno poderá começar a fazer pequenos movimentos, mas você ainda não será capaz de senti-los.No final do segundo mês de gravidez, os órgãos, esqueleto e os membros já estarão lá.

Exposição a substâncias tóxicas ou perigosas: Evite exposição a produtos químicos, fumaça de cigarro e outras substâncias tóxicas durante a gravidez. Estresse: O estresse pode ser prejudicial para a saúde da mãe e do bebê, portanto é importante encontrar maneiras de gerenciar o estresse durante a gravidez.

Tem como causa principal o aumento da pressão arterial, mas pode ser decorrente de traumas, uso de cocaína ou outras situações mais raras. A presença de uma área de descolamento da placenta advém da ruptura de pequenas veias atrás da placenta que faz com que uma área desta se desprenda do útero.