Por que grávida não pode comer uva?

Perguntado por: zcastro8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

O ginecologista disse: “Tem um estudo que mostra que o consumo de suco de uva em excesso no terceiro trimestre de gestação pode determinar o fechamento precoce do canal arterial do feto, ou seja, daria um probleminha no coração do feto.

A uva não prejudica a saúde da criança se consumida durante a gestação. Além das gestantes, as mães que estão amamentando também podem comer uvas. Porque esta fruta não provoca cólicas no bebê.

6 - Previne a anemia e faz bem para grávidas.

De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, o açaí pode ser consumido na gestação sem representar riscos. Porém, as gestantes não devem ir com tanta sede ao pote, já que se trata de um alimento calórico e se consumido com alta frequência, pode levar ao ganho de peso excessivo.

Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).

O estudo revelou que sete alimentos ricos em polifenóis e flavonoides – chimarrão, chás caseiros, chocolate amargo, café passado ou expresso, uvas, laranjas e bergamotas – se ingeridos no terceiro trimestre da gestação, alteram a circulação de sangue no feto e podem trazer riscos.

Segundo o especialista, a lista de alimentos a evitar no último trimestre de gravidez são: uvas e derivados; chás (verde, preto, de frutas e ervas); chocolate preto; laranja e derivados; maçã vermelha com casca; morango; lima; grão de soja; ameixa preta; cebola roxa crua; hortelã; cereja; amora; couve crua; alcaparras; ...

Como se não fosse suficiente, as uvas contêm ácido fólico – sobretudo as vermelhas – um elemento vitamínico que age diretamente na divisão e na multiplicação celular durante o desenvolvimento embrionário. Por essa razão, os médicos recomendam aumentar a dose de ácido fólico para mulheres grávidas.

Sucos de frutas
Não são proibidos, porém, devem ser consumidos sob orientação do nutricionista. Isso porque os sucos trazem apenas o açúcar da fruta que é a frutose, desprovido das fibras da fruta que poderiam auxiliar no processo de digestão.

São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor. Uma boa dica é tomar suco de frutas cítricas ou comer a própria fruta durante as refeições principais. Outra boa ideia é substituir o vinagre pelo suco de limão no tempero de saladas.

Assim como doses elevadas de cafeína podem provocar ansiedade, tremores, aumento da frequência cardíaca e insônia em adultos saudáveis, o consumo acima de 200 miligramas ao dia na gestação prejudica o fluxo sanguíneo para a placenta.