O que é melhor levar para a maternidade camisola ou pijama?

Perguntado por: emonteiro5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Um dos itens fundamentais para o período pós-parto é o pijama para a maternidade. Trata-se de um modelo que possui recortes ou abertura no busto para trazer mais praticidade ao momento de amamentar o bebê recém-nascido.

Para você, mamãe: Camisola ou pijama: dê preferência àqueles pijamas ou camisolas com abertura na frente para facilitar a exposição da mama durante a amamentação e lembre-se que você receberá visitas e talvez seja melhor e mais confortável utilizar calça ou bermuda ao invés de camisola.

Esse item faz parte do enxoval de mãe, pois muito se fala sobre as roupas dos bebês, que são de extrema importância, mas é necessário lembrar que as mulheres também precisam montar o seu kit maternidade e estarem preparadas. Sendo assim, podemos definir que as camisolas de amamentação são necessárias.

Veja alguns cuidados:

  • Dê preferência às roupas em algodão;
  • Escolha tecidos finos e quentinhos (moletom, por exemplo);
  • Evite tecidos de lã, pois os pelinhos irritam a pele;
  • Invista em modelos práticos para vestir (com abotoamento em pressão);
  • Opte por roupas sem enfeites, zíperes e etc.

É indicado levar no mínimo duas camisolas ou dois pijamas para a mãe. Os pijamas/camisolas podem ser com abertura frontal de botão, ou ser em um modelo que possua abertura nas alças.

No Brasil a maior das maiores tradições é de que os bebês saiam da maternidade para casa usando a cor vermelha, pois acredita-se que esta seja uma cor que garante proteção, o amarelo também é muito utilizado como a cor da primeira roupinha do bebê para trazer prosperidade.

2 ou mais camisolas, ou pijamas com abertura frontal. 1 roupão. calcinhas confortáveis. meias.

É indicado levar no mínimo 3 camisolas, ou pijamas que sejam super confortáveis.

2 ou mais camisolas, ou pijamas com abertura frontal. 1 roupão. calcinhas confortáveis.

Evite levar itens de decoração, roupas de cama ou de passeio. O seu recém-nascido precisa de roupas confortáveis. Por isso, não compre peças com zíper ou velcro. Esses materiais podem acabar machucando ou incomodando seu bebê.

Roupas e fraldas
1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho) 2 mantas se for verão ou, se for no inverno, 1 manta e 1 cobertor. Luvinhas e touca se estiver frio.

Arrume a bolsa maternidade com várias trocas de roupa
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro.

A mala da maternidade é um item indispensável e quanto antes ela for preparada melhor para a mamãe. É recomendável que tudo esteja pronto até a 32º semana de gestação, pois é um período em que há mais disposição da mamãe para montar tudo e também uma fase em que já é possível que o bebê nasça.

Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro. Uma dica: leve um macacão com tamanho maior de reserva, pois o bebê cresce entre o último ultrassom e o nascimento.