É normal parar de sangrar no resguardo e depois voltar?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Não entre em pânico se vir sangue após uma relação sexual pós-parto. É normal ter um pouco de sangramento, mas se for intenso ou continuar por mais de um ou dois dias, não deixe de falar com o seu médico. E lembre-se: mesmo que o início seja difícil, tudo melhora com o tempo.

Caso o fluxo apresente coágulos maiores e anormais e com o cheiro muito forte durante o pós-parto, o medico deve ser procurado imediatamente.

O sangramento pós-parto pode durar de duas a seis semanas, apresentando mudança na cor, consistência e quantidade com o passar do tempo. Imediatamente após o parto, o sangue é intenso e vermelho vivo ou vermelho acastanhado. Isso pode continuar por três a dez dias após o parto. Depois disso, ele começa a clarear.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Logo nos primeiros dias após o parto, a mulher tem um sangramento, que acontece porque o útero está eliminando o material que o revestia durante a gestação e voltando ao seu tamanho normal. Também chamado de lóquio, esse sangramento pode durar de 3 a 6 semanas, mas ainda não é a menstruação.

Sintomas das infecções do útero após o parto
Os sintomas das infecções uterinas costumam incluir dor na parte inferior do abdômen ou da pelve, febre (geralmente no prazo de um a três dias após o parto), palidez, calafrios, sensação geral de doença ou desconforto e, muitas vezes, dor de cabeça e perda de apetite.

Diminuição do tamanho do útero
Ele demora de seis a oito semanas para retornar ao tamanho de antes da gravidez.

Por isso, é importante que você mantenha repouso e vigie a quantidade de sangue que está perdendo depois de dar à luz. Se você detecta que está longe de diminuir, a quantidade de sangue se intensifica e está aumentando, vá ao médico imediatamente, pois poderia ser um sinal de hemorragia pós-parto.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Não praticar exercícios intensos ou de impacto, sem a autorização médica. Durante as primeiras semanas após o parto, é fundamental que a mulher evite esforços intensos e atividades físicas de alto impacto, como a musculação.