Quantos dias para aparecer a nidação?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Acontece cerca de 7 dias após a fecundação, da mesma maneira tanto na gravidez natural quanto na reprodução assistida.

Essas etapas ocorrem nas primeiras horas após a relação sexual. Para que ocorra a nidação, são necessários entre 5 e 7 dias, a depender do ciclo de ovulação da mulher. Após a fecundação, o oócito, já fecundado, começa a descer pela trompa até alcançar a cavidade uterina.

Os sintomas da nidação, portanto, guardam leve semelhança com manifestações comuns do período pré-menstrual, como cólicas e princípio de sangramento, que também pode ser representado apenas por um corrimento de cor escura.

– A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação; – Após a liberação do óvulo (ovulação), ele só pode ser fecundado em um prazo de 24h; – A nidação ocorre 5 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. “A nidação se dá, portanto, cerca de nove dias antes da data prevista de menstruação”, explica a médica.

Demora cerca de 6-12 dias para o óvulo fecundado viajar até o útero e se prender na parede do útero no processo conhecido como implantação (1,8). O óvulo é empurrado em direção ao útero pelos cílios (1). O óvulo precisa se prender ao útero para designar uma gravidez de fato.

Diversos fatores podem atrapalhar a nidação, como: endométrio fino, endométrio não trilaminar, endométrio irregular e útero bicorno ou septado. Somente após exames o ginecologista poderá diagnosticar a verdadeira causa do problema.

Antes do atraso menstrual, é possível que surjam alguns sintomas que podem indicar gravidez, como dor nas mamas, cansaço excessivo e cólicas, por exemplo.

Como diferenciar se é nidação ou menstruação adiantada? Os sangramentos são diferentes, já que a nidação é um pequeno sangramento aguado e que tende a desaparecer rapidamente e a menstruação desce em um fluxo maior e por um período mais longo.

Algumas mulheres ainda podem perceber um pequeno sangramento, chamado de sangramento de nidação. Neste caso o muco cervical é tingido de marrom ou rosa.

A nidação ou implantação é um processo natural fundamental para que ocorra a gestação, mas nem todas as mulheres apresentam seus sintomas. No entanto, raramente estão presentes e não têm significado clínico. Em geral o teste de gravidez poderá estar positivo 10 dias depois da nidação.

Além disso, entre o 7º e 9º dia após a implantação, pode ocorrer um escape menstrual. Este é um grande indicativo de que a transferência dos embriões foi bem-sucedida.

Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual. A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.

Algumas semanas a alguns dias antes do final da gravidez, o tampão mucoso, um muco espesso e gelatinoso que se forma no primeiro trimestre para selar o colo do útero durante a gravidez, será eliminado. O tampão mucoso às vezes fica corado de rosa com sangue.

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Outro sinal da implantação embrionária são as cólicas, que acontecem devido processo de fixação do óvulo fecundado no útero. Enquanto algumas pessoas sentem cólicas no abdômen, na pelve ou na região lombar, outras não sentem nada.