Qual corrimento é normal no início da gravidez?

Perguntado por: emota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Corrimento branco leitoso ou claro com consistência clara de ovo é normal e saudável. O corrimento também pode mudar de cor e cheiro. Secreção com cheiro ruim, coceira, descoloração (amarelo, verde ou cinza) ou consistência espessa pode ser um sinal de infecção e você deve ligar para o seu médico.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Por fim, o corrimento marrom característico do início da gravidez dura, no máximo, três dias.

3 tipos de corrimentos vaginal e o que dizem sobre a sua saúde

  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.

A mulher que está com tricomoníase apresenta corrimento esverdeado ou amarelado, vermelhidão na região genital, dor ao urinar, coceira e pequenos sangramentos vaginais. Essa infecção é perigosa pois aumenta o risco de parto prematuro e baixo peso do bebê, portanto o tratamento deve ser o mais rápido possível.

Corrimento marrom ou vermelho (com sangue)
Em casos mais graves, o corrimento marrom ou vermelho pode ser um indicativo de câncer na vagina, no colo do útero ou no endométrio.

A urina tem cor ou cheiro? O senso de olfato da mulher está alto e por isso o cheiro natural da urina fica mais aguçado, bem como ela consegue perceber a diferença no cheiro também. Caso a urina tenha cor rosa ou vermelha em qualquer momento da gravidez é importante falar com o seu médico.

Geralmente, o aborto espontâneo vem acompanhado de sintomas como uma dor abdominal similar à da cólica, além de um sangramento que pode não ser muito grande e pode até ser confundido com a menstruação. Algumas vezes, além do sangue, a paciente elimina também outros produtos da concepção.

Na gravidez
O muco cervical continua sendo produzido normalmente na gestação, mas ele se torna mais espesso e com tom esbranquiçado devido às alterações hormonais. Isso é importante para impedir que bactérias e outros microrganismos se desenvolvam no útero e causem complicações na gravidez.

O muco fica elástico o suficiente para ser erguido entre um dedo e outro e não quebrar como o muco antecessor clara de ovo.

Em geral, corrimentos claros, que não estão associados a outros sintomas, são benignos e não precisam de tratamento. Por outro lado, se o corrimento tiver coloração esverdeada ou amarelada, mau cheiro e estiver associado à dor ou coceira, ele provavelmente é um sinal de infecção ginecológica.

As secreções vaginais fisiológicas variam de transparente à branco, aquoso à viscoso e geralmente é inodoro ou sem cheiro ruim. Apesar disso, ao secar na calcinha esse corrimento pode ficar com uma aparência amarelada, mas isso é normal.

É normal ter corrimento marrom na gravidez? O corrimento durante a gravidez é muito comum e bastante semelhante ao que você costuma ter durante o ciclo menstrual. Normalmente não é razão de preocupações, tão somente de você informar ao seu médico obstetra.

Corrimento vaginal na gravidez

  1. Use sabonetes neutros. Evite sabonetes perfumados ou bactericidas.
  2. Durante a higiene, não é preciso lavar dentro da vagina.
  3. Nunca faça ducha vaginal, mesmo após relação sexual.
  4. Use calças largas ou saia.
  5. Não use absorventes internos.