É preciso lavar o Kit berço antes de usar?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Apesar de novas, as peças do kit berço devem ser devidamente lavadas e passadas a ferro antes de serem utilizadas, o ideal é que você deixe tudo lavadinho a partir da 34ª semana de gravidez.

De qual forma devo lavar o kit berço? Primeiramente, você deve entender que o kit berço deve ser lavado separadamente das peças dos adultos. É necessário fazer uma solução com amaciante neutro e água, depois a lavagem pode ser feita na máquina de lavar.

Outro detalhe importante é nunca lavar o kit berço ou enxoval da criança junto com outras peças de roupa ou da casa. Afinal, peças como essas precisam de cuidados especiais.

O mais indicado é que o kit berço seja lavado à máquina, isso evita vestígios de sabão no tecido, e a lavagem fica melhor feita. Se for lavar à mão, prefira utilizar sabão líquido para um enxágue mais eficaz. O amaciante deve ser hipoalérgico e usado em pouquíssima quantidade.

É necessário lavar as roupas do bebê antes do primeiro uso? A resposta a essa pergunta é sim, sem dúvida alguma.

O kit higiene do bebê, portanto, deve conter todos esses itens, posicionados de uma forma prática para que você possa alcançá-los sem dificuldade, enquanto estiver com a criança no trocador. Caso opte pela limpeza com algodão e água (o que é mais recomendável), você deve ter uma garrafa térmica no conjunto.

De 21 a 27 semanas: obra com todas as mudanças – instalação de Split – troca de piso – elétrica – pintura do quarto encomendar todos os móveis, papel de parede e poltrona de amamentação. De 28 a 33 semanas: encomendar tudo que for personalizado: kit berço, cortina, tapete, almofada amamentação.

O ninho para bebê é um acessório portátil que pode ser levado para todos os lugares e serve também para ser colocado dentro do berço funcionando como uma espécie de leito reduzido. Feito de material acolchoado, tem as laterais protegidas e evita que o bebê role, por exemplo.

Na hora de lavar almofadas, você pode usar o lava-roupas líquido da sua preferência. Em vez de amaciante, use um pouco de vinagre branco na lavagem, o que ajuda a higienizar sua almofada de um jeito eficiente. Se for lavar a capa da almofada no tanque, você pode substituir o lava-roupas líquido por sabão em barra.

Você pode utilizar um pano multiuso perfex umedecido com água, álcool ou detergente neutro para limpar os móveis do bebê, nada mais que isso. Produtos químicos podem ser prejudiciais aos bebês, causando alergias, irritações e, em casos mais graves, de ingestão, por exemplo, pode haver uma intoxicação.

Limpeza de rotina do colchão
Comece aspirando o colchão com atenção especial aos cantos e costuras, onde costuma acumular mais sujeira e pó. Depois, passe uma escova macia com detergente neutro e água morna pra lavar por completo o colchão. Depois é só deixar o colchão secando no sol ou numa área bem arejada.

Arrume a bolsa maternidade com várias trocas de roupa
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro.

Por isso, é importante lavar todas as peças antes do uso. Para deixar tudo pronto até a chegada do bebê, o ideal é lavar as peças a partir do 8º mês de gestação, geralmente da 30ª à 32ª semana de gestação. Higienize todas as peças à mão ou na máquina de lavar.

O que levar para a maternidade? enxoval do bebê precisa ser lavado com sabão de coco - em pó ou líquido -, e ser muito bem enxaguado sem o uso de goma ou amaciante.

Por isso, a tabelinha que indicamos acima pode ajudar. Considerando ela, vamos calcular uma média de pacotes por mês para cada idade do bebê: Bebê com até 20 dias: 7 pacotes e meio de tamanho RN, com 36 unidades cada (considerando um consumo médio de 9 fraldas por dia ou 270 fraldas no mês para bebês de 2 a 4,5kg);