Qual a melhor roupa para sair da maternidade?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Para escolher o modelo e tecido da saída de maternidade, tenha em mente que precisa ser adequado à época do ano que o bebê vai nascer e clima local. Prefira tecidos 100% algodão como suedine, algodão egípcio, algodão pima ou tricô 100% algodão. A utilização de body e culote por baixo do macacão é opcional.

A cor da saída de maternidade
No Brasil existe uma forte tradição de que o bebê deve usar roupa amarela no dia do nascimento e vermelha na saída da maternidade. E a razão é simples, o significado da cor.

Verde. Esperança e saúde é o que o verde representa. O recém-nascido que sai da maternidade com roupas dessa cor leva consigo esse conceito tão especial. É uma escolha usual entre mães de bebês que enfrentaram contratempos no parto ou nos primeiros dias de vida.

RN – Como o próprio nome diz, esse tamanho é para o recém-nascido. Muito usado nos primeiros dias e especialmente em caso de gêmeos ou então prematuros. O RN tem como medidas as seguintes: Idade até 1 mês, peso entre 2 a 4kg e com altura de 50 a 55 cm.

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

Quais os significados das cores das roupinhas de bebê? Para o primeiro dia na maternidade, o amarelo é a cor favorita das mamães brasileiras. Segundo a tradição, usar uma roupinha amarela no bebê neste momento traz sorte e prosperidade.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

Normalmente o bebê é liberado para ir para casa quando atinge o peso mínimo de 2 kg, apresentando ganho de peso por pelo menos 3 dias seguidos, até que seus órgãos funcionem bem, sem ajuda de aparelhos, e que consiga se alimentar sem o uso de sondas.

Geralmente, o bebê usa um body e culote (calça com pé) por baixo do macacão nos primeiros dias de vida. Mas em regiões de muito calor, talvez não seja necessário vestir nada por baixo do macacão. Atualmente, a procura por modelos de body com gola bordada aumentou muito.

Por isso, a tabelinha que indicamos acima pode ajudar. Considerando ela, vamos calcular uma média de pacotes por mês para cada idade do bebê: Bebê com até 20 dias: 7 pacotes e meio de tamanho RN, com 36 unidades cada (considerando um consumo médio de 9 fraldas por dia ou 270 fraldas no mês para bebês de 2 a 4,5kg);

Escolha roupas sem elásticos, com molas e que sejam confortáveis e fáceis de vestir. Aconselhamos que tenha em conta o material utilizado na produção das roupas de recém-nascido, pois existem materiais tóxicos e irritativos para a pele sensível do seu bebé.

De acordo com a Lei da Cadeirinha, crianças entre 0 a 1 ano devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “bebê conforto ou conversível”.

O amarelo é tradicional para ser a cor da primeira roupinha do bebê, pois, além de ser uma cor luminosa por excelência, ela traz sorte e prosperidade e cai bem em qualquer que seja o sexo da criança.

Presentear o bebê com sapatinhos vermelhos é uma antiga tradição passada através das gerações que simboliza proteção e boas energias. O sapatinho afasta o mau-olhado e traz o desejo de muitas alegrias para a vida deste baby. Por este motivo, muitas mães já saem da maternidade com o bebê vestido com algum item vermelho.

O que levar para o bebê? O recém-nascido precisa se manter quentinho e limpinho. Se ele nascer em períodos de temperaturas frias, as toucas, luvas, meias e cobertores são essenciais.