Porque colocar touca no bebê quando nasce?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

As toucas têm o objetivo de proteger e manter a temperatura corporal dos recém-nascidos. A cabeça do bebê representa 1/3 do seu corpo e deve ser coberta logo após o nascimento para que o neonato não perca calor, ressaltou a responsável técnica do Serviço de Enfermagem do Hospital Padre Albino, Simone Aparecida Trovó.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, o bebé não deve usar almofada, fralda, gorro/touca, babete e outras peças que lhe possam tapar a cabeça durante o sono, devido ao risco de asfixia.

Se ele nascer em períodos de temperaturas frias, as toucas, luvas, meias e cobertores são essenciais. Ainda que seu corpinho seja quente, o bebê tem mais dificuldades em controlar o calor corporal, sendo mais propenso à hipotermia. Por isso, não leve roupinhas curtas, ele ainda é muito pequeno para ficar exposto.

- 2 toucas para recém-nascido: é essencial não deixar a cabeça do bebê esfriar. Os recém-nascidos regulam a temperatura graça a uma zona do pescoço que tem um metabolismo específico para esquentar a cabeça.

“Nessa idade, a criança ainda não tem um tônus muscular cervical adequado, então ela não consegue afirmar o pescoço. Por isso, quando as pessoas não apoiam a cabecinha da criança, ela vai hiperestender o pescoço e, além da dor que pode gerar, também dificulta a passagem do ar pela tranqueia até o pulmão.

Arrume a bolsa maternidade com várias trocas de roupa
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro.

É sempre bom evitar a lã, que pode irritar a pele de bebês pequenos. Gorros podem ser usados para sair de casa, se estiver realmente frio. Lembre-se que a criança não deve dormir de gorro devido à maior associação com morte súbita. Manta também pode ser usada, sendo liberados tecidos mais quentinhos como a linha.

Luvas e meias são acessórios essenciais nos primeiros meses de vida pois ajudam a manter o recém nascido sempre quentinho e a evitar que ele se arranhe. A pele do bebê é mais sensível e fina por estar ainda em desenvolvimento.

Porém as luvas devem ser evitadas ao máximo, pois prejudicam no desenvolvimento do bebê. Encher o bebê com roupas, cobertores e luvas também pode ser perigoso. O excesso de calor pode irritar o bebê e até aumentar o risco de morte súbita.

O saco de dormir deve ser em tamanho pequeno, próprio para recém-nascidos. O ponto positivo de já levar o saco de dormir na mala de maternidade é que o bebê se acostuma com o acessório desde seus primeiros dias.

18 meses

Até quando o bebê tem que usar meias? Até aprender a engatinhar e andar. O uso das meias é dispensável entre 10 e 18 meses, afinal os pezinhos precisam de liberdade para desenvolver a habilidade psicomotora e sensorial. Por enquanto, deixe as meias nos pés.

Fraldas, mamadeira, body, mantas, travesseiro, kit higiene, termômetro, aspirador nasal, meias, luvinhas, saída de maternidade, paninhos, cueiro, sling. Calma que tem mais: bebê conforto, cômoda, trocador, banheira, poltrona-amamentação. E a lista do enxoval de bebê parece não acabar mais.

As roupas de inverno do bebê devem ser preferencialmente de algodão. Além de mais confortável, esse material é mais macio, reduzindo os efeitos do atrito do tecido com a delicada pele do bebê. O algodão também retém melhor o calor e deixa o bebê mais quentinho.

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.