Por que manter RN bem aquecido?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

O profissional de enfermagem deve manter o recém-nascido aquecido nas primeiras horas de vida para auxiliar o equilíbrio entre a produção de calor e a conservação deste pelo bebê.

Importância do controle térmico de recém-nascidos
A temperatura corporal é o resultado do balanço entre os mecanismos de produção e de eliminação do calor. No recém-nascido, sobretudo no pré-termo, pode ocorrer desequilíbrio desses mecanismos, com aumento nas perdas e limitação na produção.

Secar e aquecer o RN
Ele responde ao frio com vasoconstrição, tentando reduzir o calor perdido com a metabolização de gorduras e consumindo assim, três vezes mais oxigênio e glicose. Estabelecer um ambiente adequado minimiza as perdas!

O berço aquecido trata-se de um equipamento amplamente utilizado em UTI Neonatais e seu bom funcionamento é essencial, principalmente, para aumentar chances de sobrevida de bebês prematuros.

A termorregulação está relacionada à capacidade do indivíduo em estabilizar a produção e a perda de calor, mantendo a temperatura corporal dentro dos padrões de normalidade. Caso a termorregulação não seja gerenciada de forma eficaz, alguns distúrbios de temperatura podem ocorrer, dentre eles a hipotermia.

O controle de temperatura é necessário para evitar, ou minimizar, os riscos de contaminação por microrganismos, também para manter a qualidade dos produtos e até mesmo promover tratamentos térmicos corretamente.

A medição da temperatura corporal é muito importante na medicina. Várias doenças caracterizam-se por uma mudança na temperatura corporal. Com outras doenças, o curso da doença pode ser seguido pela medição da temperatura corporal.

A alta temperatura coloca o bebê em risco de hipertermia, que é a incapacidade do organismo de reduzir a produção de calor. Lembre-se que a transpiração do bebê ainda não é tão desenvolvida quanto à de um adulto, dificultando a reação do corpo diante do excessivo calor provocado.

Prevenção da hipotermia em neonatos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a temperatura na sala de parto seja de pelo menos 25 a 28° C (77,0 a 82,4° F) e que os neonatos sejam secados imediatamente e colocados em contato pele a pele com a mãe e cobertos.

O temperatura normal do corpo costuma variar entre 36º C e 36,7º C. No caso dos nenéns que ainda estão amamentando, é comum que sejam mais “quentinhos” e apresentem uma variação entre 36,5ºC e 37,2ºC, pela tarde. Mas para considerarmos um quadro de febre, essa escala precisa alcançar 37,8°C ou mais.

Criar uma base mais quente no berço para deitar o bebê antes de dormir também é uma ótima opção, como talvez um lençol de plush que aquece a base do berço ou até aquecer um pouquinho antes com o secador de cabelo, mas sempre se certificando que não esteja muito quente, é uma ótima medida para deixá-los confortáveis.

A Portaria 371 de 2014, que instituiu Diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao RN no Sistema Único de Saúde, recomenda que a temperatura ambiente da sala de parto esteja entre 23ºC a 26ºC para evitar a perda de calor.

20°C

Segundo o Ministério da Saúde, a temperatura recomendada no quarto do bebê deve estar entre 18 e 20°C.