O que significa a segunda linha fraca no teste de gravidez?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

A força da linha do teste positivo depende do teor de hCG em sua urina. Se a linha estiver clara, isso geralmente significa que o nível de hCG está baixo. Os níveis de hCG podem estar baixos porque você ainda está no princípio da gravidez.

A linha mais fraca sugere apenas que os níveis de hCG do seu organismo estão baixos – ou seja, a gravidez foi identificada bem no início. Você pode confirmar realizando um novo teste após alguns dias, certamente o segundo risco estará mais forte, pois o hormônio estará sendo produzido em maior quantidade.

Nos casos positivos, aparecem duas linhas ou listras, uma que é o controle (essa listra apenas confirma que a tira foi adequadamente molhada com urina) e outra que é da gravidez. Se o teste for lido dentro do tempo sugerido, mesmo que a segunda listra seja bem clarinha, isso indica que o teste foi positivo.

Cada teste pode ter uma coloração diferente tanto da tira ou caneta como da linha de resultado. Mas o que realmente importa para a leitura é a quantidade de linhas que aparecem e que indicarão se é positivo ou negativo. Se houver 2 linhas, independente da intensidade, da cor e do tipo, há HCG, portanto é positivo.

Geralmente, o exame pode detectar a gestação após atraso menstrual de 1 a 5 dias. No caso do exame de sangue, o diagnóstico é mais precoce, e pode ocorrer já 1 dia após o atraso menstrual.

Tempo de leitura do resultado do teste de gravidez
Já outras marcas podem deixar bem aparente enquanto úmidas e após secar ficar mais clara. O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez, qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo.

Normalmente, um teste pode começar a positivar com 13, 15 dpo (dia pós ovulação) e, mesmo assim, de forma bem fraquinha.

Embora ele possa ser realizado a qualquer momento do dia, a melhor hora para fazer o teste de gravidez de farmácia é pela manhã.

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

Segundo a Associação Americana de Gravidez, se você obteve um resultado positivo no seu exame de beta hCG, provavelmente está grávida, porque falsos positivos são extremamente raros. Entretanto, existem algumas condições que podem causar um falso positivo, como alguns tumores.

A linha de evaporação de teste de gravidez serve para confirmação do resultado, mas também existem ocasiões onde ela pode acabar enganando e trazer um resultado diferente, seja um falso positivo ou um falso negativo. De qualquer forma, o uso deles não fará mal nenhum e pode te alertar para uma nova fase em sua vida.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Os mais confiáveis são o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Os testes de farmácia possuem algumas diferenças entre si. Se você quer apenas verificar se está grávida ou não, o teste de tira é o suficiente. Ele mostra o resultado sem erro na maioria dos casos.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.