O que acontece quando a gravidez não evoluiu?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Os sintomas da gravidez anembrionada são semelhantes aos da gestação normal. As mulheres podem sentir enjoos, cansaço, aumento dos seios, atraso menstrual e outros sintomas típicos da gravidez. No entanto, em alguns casos, os sintomas podem ser mais leves ou até mesmo inexistentes.

"A gravidez não evolui muito, algumas semanas só, então não chega a aumentar a barriga", explica Nadia. Mas, mesmo sem a formação do embrião, por causa do crescimento do saco gestacional, a mulher pode ter sintomas característicos do começo da gravidez, como náuseas, sono excessivo ou aumento dos seios.

Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento. Eles incluem: Baixo peso ao nascer. Sofrimento fetal durante o trabalho de parto e parto vaginal.

Seu filho pode não estar se desenvolvendo bem, se:

  1. Não se acalma com a voz dos pais. Durante a gestação o bebê está acostumado a ouvir a voz dos pais, especialmente da mãe. ...
  2. Não faz contato visual. ...
  3. Não sorri. ...
  4. Não reage a barulhos. ...
  5. Não emite sons. ...
  6. Não sustenta o próprio corpo. ...
  7. Não fixa o olhar nas coisas à sua volta.

Normalmente, o bebê é visualizado dentro do saco gestacional por volta da 6º semana. Antes disso, apenas a vesícula vitelínica poderá ser visualizada.

A morte de um feto no útero materno está normalmente ligada a dificuldades na gravidez, como problemas com a placenta ou parto prematuro, segundo duas pesquisas americanas publicadas nesta terça-feira (13) e que buscam levar luz às causas e riscos desse fenômeno pouco estudado.

Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).

Aliviando os enjoos
Geralmente, o enjoo é mais frequente pela manhã ou pode ocorrer várias vezes ao dia e estar associado a vômitos. Esse desconforto pode ser sentido pela maioria das grávidas no primeiro trimestre e tende a desaparecer após essa fase da gestação.

Nesse sentido, uma alimentação adequada e exercícios físicos podem melhorar consideravelmente a qualidade dos gametas, do embrião e do endométrio, favorecendo a implantação. Como complementação, os médicos ainda indicam vitaminas para auxiliar no fortalecimento dos óvulos.

Um ponto importante a se tratar é quando o beta HCG indeterminado não evolui. Ou seja, quando se repete o exame em tempo sugerido e o valor não aumenta, mas também não reduz. Ou então se cai bastante o valor. O recomendável nesses casos é refazer o exame.