Quantas semanas de gestação a barriga começa a crescer?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Em geral, a saliência mais visível aparece entre a 16ª e a 20ª semana, que equivalem ao quarto e ao quinto mês de gestação. No oitavo mês a barriga chega à altura máxima, podendo reduzir de tamanho no nono mês, com a descida e o encaixe do bebê na pelve materna, como preparação para o nascimento.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um padrão para se começar a observar o crescimento da barriga durante a gestação. No entanto, em geral, costuma-se perceber a saliência da barriga da gestante entre a 16º e a 20º semana, ou seja, entre o quarto e o quinto mês da gestação.

A barriga – A barriguinha pode até já estar proeminente, mas ainda não parece ser de gravidez, pois o útero só tem o tamanho de uma laranja. Isso pode até causar certa ansiedade na mulher, por querer sentir-se logo completamente grávida, e não apenas ter as sensações que a fase provoca.

De acordo com a obstetra, a barriga começa a crescer a partir dos 3 meses de gravidez: “a barriguinha pode começar a apontar logo acima do osso que temos do púbis”, diz. Sendo assim, durante a gestação, a barriga da mulher vai crescendo gradativamente e se modificando para acolher o bebê.

2A barriga dura acontece normalmente após a 20ª semana de gestação, mas também pode acontecer antes, apesar de ser raro. 3Em alguns casos, médicos recomendam tomar suplemento de magnésio para que as contrações de treinamento diminuam.

Porém, na fase muito inicial da gestação, a barriga maior pode ser mais por inchaço hormonal do que por causa do bebê propriamente. Por isso, não queira que as pessoas saibam que você é uma gestante com uma barriga de grávida de 2 meses. O corpo é uma caixinha de surpresas, e pode surpreender a cada gestação.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

A explicação para essa sensação é a de que a pele da região do abdômen, que já esticou bastante previamente, apresenta mais flacidez, por isso, a tendência é que a barriga do segundo filho apareça mais rapidamente do que a da primeira gestação.