O que incomoda o RN?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

Fralda molhada ou até mesmo um elástico muito apertado da roupa podem incomodar os bebês. Por isso, quando ouvir o primeiro choro, cheque o pequeno para verificar se nada o está incomodando. Além disso, a mesma posição no berço, frio ou calor também podem gerar incômodo no bebê e, consequentemente, o choro.

Dificuldade em mamar / sucção débil / vómito; Hipotonia acentuada / sonolência persistente, que interfere com a alimentação; Cheiro fétido ou rubor periumbilical; Diarreia (dejeções aquosas, abundantes e numerosas, diferentes das dejeções do leite materno);

Desconforto: Se um bebê está desconfortável (molhado, com frio ou calor, por exemplo), provavelmente vai se contorcer ou arquear as costas enquanto chora. Para resolver o problema, olhe a fralda e tire ou coloque uma camada de roupa para tentar descobrir o que está causando a angústia.

Cuidando do bebê recém-nascido

  1. Comece desde a maternidade. ...
  2. Restrinja as visitas. ...
  3. Trocando a fralda. ...
  4. Cuide do coto umbilical. ...
  5. Vá ao pediatra regularmente. ...
  6. Evite passeios nos primeiros dias. ...
  7. Limpe bem as orelhas e olhos.

5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

Para finalizar, a médica aconselha que em casos que o bebê siga com choro intenso e sem dormir, mesmo após o ajuste da rotina do sono, o ideal é procurar um pediatra para ser consultado: “podemos pensar se há alguma patologia, como cólicas ou refluxo”.

O que é: Doença infecciosa aguda, grave, não contagiosa, que acomete o recém-nascido (RN) nos primeiros 28 dias de vida. É conhecido popularmente como tétano umbilical e “mal de sete dias”.

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família.

A vida conjugal dos pais, os seus ritmos diários, os fatores ambientais, o barulho, a solidão ou o escuro afetam a criança. A falta de cuidados, de atenção, de afeto, a alimentação insuficiente ou o excesso de exigências também. São imensos os fatores que podem desencadear stress no bebé.

Ingestão de ar durante as amamentações, gases, refluxo, intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca (ingerido pela mãe) e doenças inflamatórias intestinais são alguns exemplos de o que pode causar a cólica.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.