Pode agachar no resguardo?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Nesse período, os serviços considerados pesados devem ser evitados, como carregar peso, abaixar-se.

Verdade! Principalmente no primeiro mês e até mesmo um tempo depois, o ideal é fazer força somente nos braços — procurando se sentar para pegar alguma coisa pesada — e agachar com as costas eretas para apanhar algo no chão, poupando a coluna que já está fragilizada pelo peso que carregou na gravidez.

Parto normal - Não é recomendado no primeiro mês. Mesmo depois, é bom sentar em uma cadeira para levantar o filho mais velho, fazendo força no braço, e agachar com as costas eretas para pegar uma sacola no chão. O objetivo é poupar a coluna, fragilizada pelo peso que sustentou durante a gravidez.

Não praticar exercícios intensos ou de impacto, sem a autorização médica. Durante as primeiras semanas após o parto, é fundamental que a mulher evite esforços intensos e atividades físicas de alto impacto, como a musculação.

Já em relação à cesariana, a literatura médica apresenta diversas “opiniões”, mas em geral a orientação é aguardar cerca de 6 semanas pós-parto para atividades mais leves e 12 semanas para o início de exercícios de alto impacto, como musculação.

Durma em uma posição confortável
Mesmo assim, não existe uma posição recomendada para todas, e você pode se deitar conforme for mais confortável. Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

A mulher não pode lavar a cabeça durante o resguardo? Mito! Antigamente se acreditava em uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca, o que não passa de um mito popular.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Usando a mesma lógica, outro cuidado valorizado é a não exposição à friagem. O fato de não poder expor-se às correntes de ar frio, denominada pelas mulheres de "friagem", não lavar a cabeça, não andar de pés descalços, não molhar os pés, não sair no sol e nem ficar no sereno.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Pode: Tomar um banho completo
Manter a higiene pessoal em dia é importante para a cicatrização. Logo que puder ficar de pé, a mãe já pode tomar um banho completo, inclusive lavar o cabelo.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Evitar fazer uso de chapinha e secadores.