Quando a abobrinha não está boa?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Dê preferência para as abobrinha firmes - se a casca estiver macia é porque não está boa - e com cores verde brilhante ou amarelo (conforme a sua variedade).

Se a casca estiver opaca ou com manchas, isso pode indicar que já está velha e não é mais fresca. Outro sinal de que uma abobrinha está ruim é a textura. A abobrinha deve ser firme ao toque e não deve ser macia ou mole. Se você apertar e ela ceder facilmente, isso pode indicar que ela está velha ou estragada.

Por que a abobrinha amarga
Um dos principais motivos é algum tipo de problema durante a colheita: a abobrinha é um vegetal que não resiste a grandes exposições ao sol, precisa receber muita água e pode sofrer alterações em seu sabor por conta de fertilizantes.

Olha, murcha não é o ideal, né? Normalmente significa que ela já passou do ponto. Se for só um pouquinho, até dá pra usar em alguma receita que cozinhe bem a abobrinha. Mas, de maneira geral, melhor evitar pra não ter problema.

Sobre a abobrinha
Afinal, esse vegetal que pertence à família das cucurbitáceas (como a melancia, o melão, e o pepino) é versátil, saboroso e saudável. Em solos brasileiros, é mais comum encontrar dois tipos de abobrinha: a paulista, de cor verde mais intensa; e a italiana, mais clara e delgada.

Feche e mantenha na geladeira. Na hora de servir, deixe um pouco a temperatura ambiente. Dura até 1 mês (se não acabar antes).

Todas as suas partes, incluindo a polpa, sementes, flores, raízes e folhas, são aproveitáveis e benéficas para a saúde. Os principais constituintes incluem carotenoides, ácido graxo, vitamina E e fitoesteróis. Além disso, a abobrinha contém importantes nutrientes como vitamina A, vitamina C, potássio, fibra e folatos.

Tente atualizar a página. “A amargura da abóbora é um aviso para não comer o vegetal”.

Assouly explica que esses vegetais possuem uma substância tóxica chamada cucurbitacina, que produz o sabor amargo. Ela surge principalmente em grandes plantações (comerciais), devido à polinização cruzada com um exemplar silvestre.

De acordo com Renato, quanto mais nova (mais verde) a abobrinha estiver, menos amarga ela estará.