Qual whisky tomar pela primeira vez?

Perguntado por: yteixeira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 14 votos

Sendo assim, costumam ser os mais indicados para os iniciantes. Já com relação à procedência, o ideal é que você experimente para saber qual lhe agrada mais. Comece por clássicos, como os Scotchs Jameson's, Johnnie Walker, Chivas Regal 12 anos, o Tennessee Jack Daniel's, e o Bourbon Wild Turkey 101.

Deixe gotas de água “abrirem” o whisky
“Em uma degustação analítica, o ideal é você tomar o whisky puro, em temperatura ambiente, e depois pingar um pouco de água”, conta Porto. “Assim as moléculas hidrossolúveis se agrupam trazendo um aroma mais frutado.”

Irlandês: Os whiskies irlandeses têm sabores similares aos escoceses, mas são geralmente mais suaves e fáceis de beber para quem está embarcando no mundo whisky. Eles são feitos, em sua maioria, com cevada malta e não maltada, e muitos deles são triplamente destilados, dando assim um sabor mais suave.

O Glenmorangie também é interessante já que é um whisky mais suave. A destilaria tem os maiores alambiques da Escócia, o que significa que apenas os álcoois mais leves escalam suas altas paredes. Resultado é um destilado mais suave.

Bulleit Bourbon Frontier Whisky
Uísques Bourbon tendem a ser os uísques mais doces pela elevada percentagem de milho utilizada e sobretudo pelos barris carbonizados de carvalho americano que servem para o envelhecimento.

Whisky Cutty Sark
Nomeado por causa de um navio de transporte de mercadorias, o Cutty Sark é uma das bebidas mais baratas da lista. Ela é envelhecida em carvalho americano e tem aroma de baunilha. É possível encontrar uma garrafa deste whisky por menos de R$70.

1º - Johnnie Walker
E nem assim o escocês Johnnie Walker deixa de ser o líder em vendas.

É consenso médico e científico que bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são mais saudáveis que as destiladas, como a cachaça, o whisky e a caipirinha.

O verdadeiro whisky tem um tom dourado e transparente. No caso de algumas garrafas, é possível, inclusive, olhar através da garrafa e ver o outro lado. Portanto, se o conteúdo for muito denso ou apresentar impurezas, como pontinhos pretos, é muito provável que ele seja falso.

Ao degustar vários whiskies de uma vez, lembre-se de limpar o paladar entre uma desgustação e outra com água mineral e comidas neutras como pão ou biscoitos de água e sal. Assim se garante que os sabores e aromas do primeiro whisky não interfiram no segundo.

Ambas as bebidas possuem efeitos diferentes no organismo. A cerveja é uma bebida diurética, que estimula a produção de urina e pode causar desidratação se consumida em excesso. Já o whisky pode causar irritação no estômago e no esôfago, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Adicionar um pouco de água vai fazer com que o nível de alcoólico de whisky abaixe, eliminando o sabor do álcool, e assim, torne mais acessível todos os sabores desta emblemática bebida.

Chivas Regal Chivas 12 – Marcas de Whisky.