Como se escreve Bom dia vovó?
Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen.
Quando colocar vírgula no Bom dia
Usa-se vírgula(s) para isolar o vocativo (palavra – ou expressão – usada para chamar, invocar, interpelar, interrogar, perguntar, indagar). Nas quatro frase apresentadas, há vocativo: . A) Bom dia, caros ouvintes!
Quando se usa bom dia com hífen
Mais uma vez: com determinante (artigo, pronome, numeral, adjetivo), “bom-dia”, “boa-tarde” e “boa-noite” são substantivos e usam hífen. Meras saudações, sem o determinante, são mensagens destituídas de hífen, uma vez que a leitura é literal. Boa leitura a todos!
Como se escreve Bom dia Fulano
mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano.
Como escrever bom dia com o nome da pessoa
«Bom dia, Maria.», «Bom dia, Maria!» e «Bom dia! Maria!» correspondem a diferentes realizações fonéticas. «Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo.
Como escrever bom dia com pontuação
A expressão com hífen “bom-dia” é o nome da saudação, no caso, trata-se de um substantivo masculino composto. Aqui, tanto “boa-tarde” como “boa-noite” seguem o mesmo padrão, com o acento gráfico separando as palavras.
Qual pontuação usar depois do bom dia
O ponto de exclamação é um sinal gráfico que indica emoção, ordem ou súplica. Ele é usado no fim de uma frase exclamativa e serve para destacar um imperativo ou um vocativo.
Como se escreve Bom dia meu amigo
O termo “bom-dia”, com hífen, é o nome do cumprimento. Neste caso, estamos diante de um substantivo masculino composto. O mesmo regramento se aplica aos substantivos “boa-tarde” e “boa-noite”. Vale destacar que, nesses casos, em regra, o termo virá acompanhado por um determinante (artigo, numeral, pronome, etc.).
Tem vírgula depois de boa tarde
A vírgula que o separa do restante da frase, portanto, é obrigatória! Vejamos alguns exemplos práticos: Boa tarde, Joana! Joana, boa tarde!
Quando não se usa mais hífen
Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.
Tem que colocar vírgula antes do nome
Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!
Como usar vírgula em saudações
Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório. O professor Erick Anderson explica a forma correta da utilização da vírgula. O vocativo é um chamamento, um apelo ou uma invocação.