Qual é o diminutivo de adeus?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

adeusinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

Significado de Adeusinho
interjeição Adeus; palavra, sinal ou gesto que indica uma despedida, separação: adeusinho, minha querida. [Figurado] Indicação de que alguém está se livrando de algo: adeusinho, tristeza! Etimologia (origem da palavra adeusinho). Adeus + inho.

1. [Informal] Expressão usada para despedida (ex.: adeusinho e voltem sempre). 2. [Informal] Expressão usada para exprimir um sentimento em relação a algo ou alguém que desapareceu, que faz parte do passado ou que não vai acontecer (ex.: adeusinho, férias).

Saudação de despedida: 1 adeus, adeusinho, até à próxima, até depois, até à vista, até logo.

atlinho

atlinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Clique aqui e confira alguns exemplos de palavras no diminutivo! Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.

Sim, existe grande diferença entre os dois usos, no português brasileiro. Tchau é até logo, adeus é definitivo. Diz-se adeus em enterros, separações e situações em que voltar a ver-se é improvável.

Dozinhos
É uma forma carinhosa ou debochada de qualificar alguém que é digno de dó, que está em situação de fragilidade.

Note-se que a construção «dar adeus» é pouco frequente em português europeu, variedade em que se utiliza com maior regularidade «dizer adeus» ou «fazer adeus» (neste último caso, na aceção de «acenar como saudação ou despedida»).

1. Expressão usada para despedida (ex.: adeus e até à próxima). 2. [Informal] Expressão usada para exprimir um sentimento em relação a algo ou alguém que desapareceu, que faz parte do passado ou que não vai acontecer (ex.: depois deste escândalo, adeus, reeleição).

A hora de dizer adeus é aquele momento em que não está mais feliz, que independentemente do que tenta conversar, fazer ou investir não ecoa no outro. Nós somos seres livres e com possibilidades de alcançar uma vida mais satisfatória emocionalmente, então reúna as suas forças e diga adeus a quem não ilumina mais.

beijinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.