Como é difícil dizer adeus?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

É difícil dizer adeus, mas é preciso aprender a fazê-lo. É preciso encerrar etapas e visualizar o que vem de novo, aquilo que vem de mãos dadas com o adeus. Não é fácil, mas também leva algo bom e seguro. Custa dizer adeus, mas a magia do novo também é algo surpreendente, por isso muitas despedidas valem a pena.

Isso se deve ao fato de terem vivenciado durante a vida perdas traumáticas, e a vivência de outro término as fariam relembrar desses momentos dolorosos. Com isso, tentam reparar o que há de errado repetindo inúmeras vezes a continuação de algo que deveria ser encerrado.

Dizer adeus nunca é fácil. E dizer adeus para alguém que você nunca mais vai ver chega a doer. Dói por que a gente se dá conta da separação que para alguns pode ser eterna e irrevogável e para outros pode ser temporária.

A hora de dizer adeus é aquele momento em que não está mais feliz, que independentemente do que tenta conversar, fazer ou investir não ecoa no outro. Nós somos seres livres e com possibilidades de alcançar uma vida mais satisfatória emocionalmente, então reúna as suas forças e diga adeus a quem não ilumina mais.

A razão por que a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham sido e sempre serão. Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos. E talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos.

Eu quero que você saiba que eu te amei muito. A nossa história fará parte dos melhores anos da minha vida! Lamento que a distância não tenha deixado nossa história de amor continuar viva. A nossa despedida marca o fim de uma linda história de amor e o início de um novo capítulo na vida de cada um.

Atenciosamente indica que algo foi feito de forma atenciosa, cortês, gentil. Cordialmente indica que algo foi feito de forma cordial, cortês, gentil. Assim, são expressões de despedida sinônimas, usadas como fórmulas gentis e corteses de realizar a despedida em correspondências formais.

Quis me despedir de você. Quis deixar registrado o nosso melhor momento, as trocas de olhares, as palavras sussurradas enquanto nos amávamos e depois aquele silêncio de dois seres que, de certa forma, se completam. Talvez você nem sinta a minha falta, ou talvez sinta, eu sei que sentirá.

1. Expressão usada para despedida (ex.: adeus e até à próxima). 2. [Informal] Expressão usada para exprimir um sentimento em relação a algo ou alguém que desapareceu, que faz parte do passado ou que não vai acontecer (ex.: depois deste escândalo, adeus, reeleição).

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Gesto, palavra ou sinal de despedida e, às vezes, de saudação: Dizer um adeus. Dizer os últimos adeuses. 2 Ato de ir embora; despedida, separação: É hora do adeus. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : adeuses .

Sim, existe grande diferença entre os dois usos, no português brasileiro. Tchau é até logo, adeus é definitivo. Diz-se adeus em enterros, separações e situações em que voltar a ver-se é improvável.

adeus | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Luiz Gonzaga

Compositor e amigo de Luiz, o músico caruaruense Onildo Almeida, de 88 anos, revela ao G1 a história que há por trás da última música que fez especialmente para Gonzagão: "Hora do Adeus", um dos clássicos do Rei do Baião. "Quando [Luiz Gonzaga] ouviu, chorou", lembra.

Descanse em paz! Meu coração vestiu o luto eterno porque você partiu deste mundo. Não sei como lhe dizer adeus para sempre quando ainda tinha tantas outras coisas para dizer. Queria ter tido mais tempo para dizer, e para fazer tudo que ainda sonhava viver ao seu lado.

Despedir-se não significa dizer adeus, e sim apoiar e desejar sucesso para a nova jornada que se inicia.

POR QUE NÃO GOSTO DE DESPEDIDAS? Não gosto de despedidas porque se assemelham a um final choroso com lágrimas deformando rostos outrora risonhos, mas durante o adeus ficam sérios. Ainda bem que em cada reencontro existem efusivos sorrisos, abraços, beijos e até o prenúncio ou expectativa de um recomeço.