Como se escreve adeus ou a Deus?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

substantivo masculino Indicação de despedida; sinal, palavra ou gesto que assinala a partida de alguém: foi embora e nem me disse adeus! [Por Extensão] Afastamento físico: detesto o momento do adeus. interjeição Usado em separações muito longas: adeus, até nunca mais!

A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.

1. Expressão usada para despedida (ex.: adeus e até à próxima). 2. [Informal] Expressão usada para exprimir um sentimento em relação a algo ou alguém que desapareceu, que faz parte do passado ou que não vai acontecer (ex.: depois deste escândalo, adeus, reeleição).

A palavra é o encurtamento da frase "A Deus vos recomendo" usada pelos padres há centenas de anos quando era comum que eles fossem convocados a comparecer ao leito de morte de alguém que estivesse quase partindo para "encomendar a alma" deste que, então, poderia ascender ao paraíso.

Note-se que a construção «dar adeus» é pouco frequente em português europeu, variedade em que se utiliza com maior regularidade «dizer adeus» ou «fazer adeus» (neste último caso, na aceção de «acenar como saudação ou despedida»).

Sinônimo de adeus

  • Tchau. Use a nossa Inteligência Artificial. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.
  • partida, separação.
  • despedida.
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

Assim, antes da palavra Deus aparece apenas a preposição a:

  1. Glória a Deus!
  2. Tenho muita gratidão a Deus.
  3. Agradeço a Deus por tudo.
  4. Peço a Deus sabedoria e paz.

Sendo assim, “abraço” e “até breve” são alguns exemplos que podem ser usados para encerrar uma conversa informal. Se a conversa é mais formal, é bom encerrar com “atenciosamente” ou “obrigado” para finalizar a conversa e, ainda assim, deixar claro que está à disposição para futuros contatos.

Sim, existe grande diferença entre os dois usos, no português brasileiro. Tchau é até logo, adeus é definitivo. Diz-se adeus em enterros, separações e situações em que voltar a ver-se é improvável.

É difícil dizer adeus, mas é preciso aprender a fazê-lo. É preciso encerrar etapas e visualizar o que vem de novo, aquilo que vem de mãos dadas com o adeus. Não é fácil, mas também leva algo bom e seguro. Custa dizer adeus, mas a magia do novo também é algo surpreendente, por isso muitas despedidas valem a pena.

adeusinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

adeus - nome masculino

singularadeus
pluraladeuses