Qual web vivemos hoje?

Perguntado por: dmaldonado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 2 votos

Desde os anos 2000, vivemos na Web 2.0, ou seja, a segunda fase da internet.

A Web 3.0 é o nosso atual período da internet. Em comparação com as suas outras duas versões anteriores, é possível dizer que ainda vai demorar um bom tempo até alcançarmos uma próxima era, já que é muito difícil prever o que pode acontecer em termos de evolução nos próximos 10 anos.

A Web3 é um conjunto de tecnologias que representa um novo marco durante a evolução da internet. Tem como grande premissa a descentralização da Web, reforçada por conceitos como o blockchain e a tokenização digital, indo na contramão de um cenário em que dados e plataformas ficam concentradas em Big Techs.

Web2 refere-se à versão da internet que a maioria de nós conhecemos hoje. Uma internet dominada por empresas que prestam serviços em troca de seus dados pessoais. Web3, no contexto da Ethereum, refere-se a aplicativos descentralizados que são executados na cadeia de blocos.

Conhecemos o atual estágio da internet como Web 2.0. Diferente da Web 1.0, que possuía uma grande limitação e não permitia interação, a Web 2.0 tem foco na comunicação e nas mídias sociais. A Web 2.0 é a segunda fase da internet. Ela é caracterizada por uma maior interatividade e colaboração entre os usuários.

A Web 4.0 tende a intensificar o uso da inteligência de dados e a estreitar a linha que separa humano e máquina, expandindo algo que já vem sendo visto na Web 3.0. Nesse caminho, alguns conceitos se destacam, como você verá a seguir.

Quais são os diferentes tipos de websites?

  • Institucional. Um site institucional é o tipo mais simples em termos de funcionalidade. ...
  • E-Commerce. Um e-commerce é um site através do qual os usuários podem pagar por um produto ou serviço online, ou seja, uma loja virtual. ...
  • Portal. ...
  • Wiki. ...
  • Blog. ...
  • Landing Page.

Algumas das criptomoedas mais populares da Web3 incluem o Bitcoin, Ethereum, Cardano, Polkadot, Chainlink e muitas outras. O Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e foi a primeira a ser criada, sendo utilizada principalmente como reserva de valor.

Como a Web3 funciona? De uma maneira geral, a Web3 funciona ao combinar a descentralização da Web 1.0 com a interatividade da Web 2.0 em uma interface mais amigável. Ela oferece aos usuários mais controle sobre sua experiência online e maior segurança por meio da tecnologia blockchain.

Como posso participar

  1. Obtenha uma carteira.
  2. Encontre uma comunidade.
  3. Explore aplicativos Web3.
  4. Participe de uma DAO.
  5. Construir na Web3.

São exemplos populares de tecnologias utilizadas na Web 2.0, as de escrita colaborativa, como os blogs, wikis, podcast, e o Google Docs; as de comunicação on-line, como o Skype, Messenger, Voip, Googletalk; e as de acesso a vídeos, como o YouTube, GoogleVideos, YahooVideos, entre outros.

Acesse CoinMarketCap e pesquise por Web3 Inu. Toque no botão “Mercados” próximo ao gráfico de preços. Nessa tela, você encontra uma lista completa de locais onde é possível comprar Web3 Inu, além das moedas aceitas.

A web 4.0 promete aumentar cada vez mais a experiência, e as oportunidades para construir um negócio de sucesso, e aplicação do uso da tecnologia como a inteligência artificial, promovendo o relacionamento constante entre máquinas e humanos!

A Web 4.0 será uma nova fase da Internet, que terá como objetivo principal criar uma conexão mais direta entre as pessoas e os objetos do mundo físico, permitindo que eles se comuniquem e troquem informações de forma mais inteligente.

O que é Web:
A web passou a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW). Web pode ser uma teia de aranha ou um tecido e também se utiliza para designar uma trama ou intriga.

Em suma, Internet é a rede que conecta globalmente todos os servidores do mundo. A Web é uma ferramenta da Internet, sendo usada como sinônimo. É comum o erro, mas é bom que seja evitado.