Qual valor semântico de como?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 18 votos

A conjunção "COMO" pode ter três valores semânticos:causa, comparação e conformidade.

Valor semântico das preposições
Causa: Com a barba feita, conseguiu emprego. Companhia: Se for para ir com você eu vou. Conformidade: Entreguei tudo como ele pediu.

Quando coordena dois constituintes, esta conjunção atribui ao nexo criado um determinado valor. Esta é uma perspetiva semântico-pragmática que tem sido descrita por diferentes trabalhos na área da linguística e foi também tratada por diferentes gramáticos.

Valor semântico das preposições
A preposição de, por exemplo, pode assumir diferentes sentidos em uma frase: Saiu de casa. (local) Chorava de dor.

Valor semântico dos conectivos

  1. Tradicionalmente, o conectivo “como” expressa comparação. Ex: Márcio é esperto como uma raposa. ( ...
  2. O “como” pode também expressar causa. Nesse caso, ele aparece no início da frase. ...
  3. Conformidade é outro valor semântico que pode ser expresso pelo conectivo “como”.

Então pode ser usado com uma função semelhante à de uma conjunção quando tem um valor argumentativo1, como em: (2) «O João adora dançar, então vai participar no concurso.» Neste caso, então relaciona as duas orações, introduzindo uma conclusão que se pode extrair do que ficou dito anteriormente.

Na frase em análise deve empregar-se nem, uma vez que esta conjunção se usa na adição de unidades negativas, sendo a negação da conjunção e (nem = «e não»). A conjunção e emprega-se na adição de unidades afirmativas/positivas.

Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço.

O valor semântico é o significado atribuído às palavras dentro de um determinado contexto. Ou seja, essas palavras ganham sentido de acordo com todo o conjunto da oração. Mas, antes de entender mais sobre valor semântico é necessário aprender o que é a semântica.

O seu valor semântico é, sem dúvida, de oposição. No entanto, nada impede que, em determinados contextos, a mesma assuma um valor aditivo, tornando-se uma conjunção copulativa, como é o caso: «eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete» significa o mesmo que «eu gosto de chocolate e você gosta de sorvete».

É a relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: cara/rosto. quarto/dormitório.

São preposições acidentais: afora, como, conforme, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto, entre outras.

O valor semântico dos advérbios pode ser de: afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo, meio ou instrumento.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Conectivos de adição
Além disso, ademais, demais, outrossim, ainda por cima, ainda mais, também, e, nem, por outro lado, não só… mas também, não só… como, não também… como também, não só… bem como.

Conectivos de comparação
Principais conectivos: do mesmo modo, semelhantemente, assim também, da mesma forma, bem como, igualmente, tão... como, similarmente, tão... quanto, tal qual, assim como, de maneira idêntica, da mesma maneira, tanto quanto, analogamente.