Qual remédio é bom para azia na garganta?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Estomazil. Trata-se de um pó efervescente, com ou sem sabor, composto por bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Estomazil também pode ser encontrado em pastilhas, com sabor. Nessa versão, é composto por carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio.

Suco de batata crua, suco de couve e maçã, suco de mamão e linhaça ou até mesmo comer a própria maçã ou pera sem casca podem ajudar a reduzir os sintomas. Esses ingredientes têm composições antiácidas, que é justamente o que é preciso para combater os ácidos do estômago que têm causado a queimação.

Essa situação pode acontecer em quadros de rinite, gripe ou até por desvio de septo. Mas, falando especificamente sobre a queimação na garganta causada por azia proveniente do estômago, esse sintoma chama-se refluxo laringofaríngeo, por abordar a laringe e faringe, ligadas ao sistema respiratório e digestivo.

Cabe ressaltar, ainda, que existem certos fatores de risco para a azia e queimação na garganta, tais como: Estresse. Ingestão de álcool (não necessariamente em grandes quantidades) Tabagismo.

Quais os principais remédios indicados para Refluxo Gastroesofágico?

  • Antiácidos. ...
  • Inibidores a Produção de Ácido. ...
  • Aceleradores de Esvaziamento Gástrico. ...
  • Protetores Gástricos.

Aquela sensação de queimação a que chamamos azia pode ser Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e se caracteriza pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. É a acidez deste conteúdo agindo sobre a mucosa do esôfago que causa a sensação de “queimação”.

Normalmente, a azia é causada por refluxo de ácido gástrico e alguns fatores de risco, como hérnia de hiato e oscilações hormonais na gravidez. Além disso, a azia pode ser provocada por má alimentação, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos.

“O refluxo é uma doença digestiva na qual o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar. A ansiedade altera a secreção do suco gástrico, a regulação de fatores ligados à mucosa do estômago e a percepção dos estímulos sensoriais gástricos”, afirmou Claus.

O omeprazol também pode ser usado para tratar a doença de Zollinger-Ellison, que ocorre quando o estômago passa a produzir ácido em excesso. Também é utilizado para tratar dispepsia, desde que cause acidez, azia, arrotos ou indigestão.

O consumo de alguns ​alimentos também pode aliviar o mal-estar e a sensação de queimação na boca do estômago. Veja: Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Deitar de costas na cama na horizontal aumenta a probabilidade de ácido ou gás ácido subir pelo esôfago. Erguer um pouco a cabeceira da cama pode ajudar a combater isso2.

O médico explica que, na verdade, o leite pode ter o efeito contrário do desejado e piorar a situação. “No início, a queimação pode até melhorar. Isso porque o líquido é básico e equilibra esse refluxo. Contudo, logo ele induz o estômago a produzir mais ácido, e os sintomas podem voltar”, explica o médico.

A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição mais volumosa ou rica em gorduras. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

Sintomas da gastrite

  1. indigestão;
  2. azia;
  3. dor de estômago intensa;
  4. perda de apetite;
  5. náuseas e vômito;
  6. sensação de estufamento;
  7. presença de sangue no vômito ou fezes nos casos mais graves.

Quais são os remédios caseiros para refluxo?

  • Chás. Os chás podem ajudar no alívio dos sintomas do refluxo. ...
  • Bicarbonato de Sódio. O bicarbonato de sódio é um antiácido natural, que pode aliviar os sintomas do refluxo ácido. ...
  • Alimentos alcalinos. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Elevação da cabeceira da cama. ...
  • Suco de Aloe Vera.