Qual partido está no poder na Venezuela?

Perguntado por: dmeireles6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos
Nicolás Maduro
PartidoPSUV
ProfissãoMaquinista, sindicalista e político
Assinatura
Websitehttp://www.presidencia.gob.ve/

Atualmente é o partido majoritário na Venezuela, e também o maior partido de esquerda da América Latina e do Ocidente em número de filiados, tendo aproximadamente 7,8 milhões de membros em 2020.

Partido Socialista Unido da Venezuela

Chavismo é a ideologia de esquerda política baseadas nas ideias, programas e estilo de governo associados com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que governou o país entre 1999 e 2013. Chavista é um termo utilizado para descrever fortes apoiantes de Chávez, que está intimamente associado com o apoio do chavismo.

O MBR-200 era um grupo revolucionário de esquerda que tinha como grande objetivo a tomada de poder na Venezuela. Chávez e os membros desse grupo organizaram um golpe contra a presidência do país, em 1992. Na ocasião, o presidente era Carlos Pérez, e o golpe, que contou com a participação de Chávez, fracassou.

Em 2014, a Venezuela entrou em recessão econômica e, em 2015, a taxa de inflação havia atingido o valor mais elevado da história do país. O governo atribui a crise não somente à queda dos preços do petróleo - de USD 110,53, em 2013, para USD 57,49, em 2016), mas também ao boicote externo.

A economia da Venezuela passou, depois da Primeira Guerra Mundial, de uma essencialmente agrícola para uma economia centrada na produção e exportação de petróleo. Venezuela tem uma economia voltada para a exportação. A principal atividade econômica é a exploração e refino de petróleo.

A reaproximação entre os dois países faz parte da ideia de Lula de recolocar o Brasil em um papel de liderança na diplomacia regional. Mas as relações do petista com os governos venezuelanos vêm de longa data e remontam seu primeiro mandato como presidente, em 2003.

Dívida da Venezuela com o Brasil pode chegar a R$ 12,5 bilhões.

Hoje vigoram regimes débeis, apoiados pela Casa Branca, que vêm enfraquecendo cada vez mais a soberania desses Estados. A Venezuela passou a fazer parte desse grupo a partir da vitória de Hugo Chávez no final da década de 1990 e, especialmente, após a tentativa de golpe de Estado contra ele em 2002.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.