Qual país é o maior produtor de energia nuclear do mundo?

Perguntado por: lpadilha6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Estados Unidos

Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o maior produtor mundial de energia nuclear. No Brasil, a geração de energia nuclear se concentra em Angra dos Reis (RJ). Há planos de expansão do número de usinas no país até 2050.

A maior usina nuclear do mundo é a Tokyo Eletric Power Company, que está instalada no Japão a cerca de 300 quilômetros de Tóquio. A usina foi fechada em 2011 após a ocorrência de um terremoto seguido de tsunami que avariou a usina de Fukushima.

Os países com maior potencial de recursos de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, Brasil, Niger e China (fonte: World Nuclear Association).

European Torus

European Torus (JET), maior reator nuclear do mundo em operação, capaz de produzir energia por fusão. Para o desenvolvimento do projeto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investiu R$ 225 mil no desenvolvimento e na construção do primeiro amplificador.

A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país. As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

Usina nuclear no Brasil
O Brasil possui duas unidades nucleares em funcionamento, ambas localizadas na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, as quais representam cerca de 2% da matriz elétrica do país.

A principal razão da construção de novas usinas nucleares é a previsão de crescimento econômico brasileiro. Em suma, essas instalações poderão aumentar a matriz energética do país, além de oferecer novas oportunidades de emprego e renda.

O projeto vem da NuScale, uma empresa nascida de pesquisas na Oregon State University que recebeu alguns fundos substanciais do Departamento de Energia norte-americano. O mini-reator é um cilindro de aço de 23 metros de altura por 5 metros de largura, capaz de produzir 50 megawatts de eletricidade.

O mundo possui atualmente 440 Usinas nucleares e mais 23 em construção. A Europa possui 207 Usinas nucleares e está construindo mais sete. Japão, Coréia e China possuem juntas 82 Usinas e a América do Norte (EUA, Canadá e México) tem atualmente 123 Usinas em funcionamento.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial, a China, e divide com a Austrália a liderança das exportações de minério de ferro. As exportações brasileiras em 1994 - 125 milhões de t - renderam US$ bilhões, representando do total das de produtos básicos.